Caixa Seguridade abrirá capital para investidores e especialistas esperam reflexo positivo na bolsa
O mercado financeiro está ansioso. A empresa subordinada à Caixa Econômica Federal, Caixa Seguridade, traz expectativas ao mundo dos negócios ao anunciar provável abertura de capital.
Reação semelhante ao caso da BB Seguridade (BBSE3), subsidiária de seguros do Banco do Brasil (BBAS3). Em 2013, a seguradora forneceu ofertas de ações e provocou euforia na classe econômica.
Isso porque a Oferta Pública Inicial (IPO) bateu recorde na bolsa nacional no momento do estouro. E dessa forma, a instituição levantou cerca de R$ 11,47 bilhões, o que aumentou progressivamente o acúmulo de 65% na IbovespaO Ibovespa é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios More (IBOV).
Além disso, segundo especialistas, existem dois fatores que beneficiam o crescimento financeiro da Caixa Seguridade. A primeira é a motivação dos profissionais em renovar corporação. Enquanto a outra é o cenário positivo, já que o banco possui 90 milhões de clientes.
Por outro lado, apesar dos privilégios, o banco carrega título de conter má gestão.
“Diferentemente do BB, a Caixa não tem histórico de negociação no mercado de ações”, afirmação de Carlos Daltozo, Head de Renda Variável da Eleven Financial, que esteve envolvido no IPO da Caixa há 4 anos.
Conforme Daltozo, o mercado não conhece, de fato, o funcionamento do banco em seus desdobramentos. Para ele, as pessoas desconhecem como a política influencia decisões internas.
Previsões e expectativas
Em contrapartida, há esperanças que a atual diretoria da Caixa traga outras perspectivas quanto ao empreendimento nacional. De acordo com analistas, o novo presidente do banco, Pedro Guimarães, carrega experiências valorosas em organização de IPO.
“Estamos em uma janela bem oportuna para a abertura de capital que está engavetada desde 2015”, diz André Martins, especialista do setor financeiro da XP Research. Ele destaca que Guimarães assumiu, com cabeça aberta, um discurso bem construtivo com relação ao banco.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: