O Mercado livre (MELI) já fez aportes pesados no Brasil em cerca de R$ 10 Bilhões, e agora pretende dobrar sua operação na América latina.
A empresa não está poupando esforços para se “tornar” a Amazon da America latina, e para isso, o mercado livre planeja investir pesado em sua infraestrutura operacional.
Assim, o mercado livre planeja contratar mais 16 mil funcionários até o final de 2021, com essas vagas, a companhia atingirá o dobro do quadro atual de funcionários. Vale lembrar a pretensão da empresa é abrir 7.200 vagas no Brasil, em áreas como logística e tecnologia.
Atualmente no Brasil, a empresa conta com um pouco mais de 5 mil funcionários, a rodada de investimentos vem para consolidar ainda mais as operações no nosso país. Além disso, a empresa está bastante focada em seu setor de logística, por isso, cerca de 11 mil dessas vagas serão direcionadas para este setor.
“Crescemos muito em logística no ano passado. Então é natural que esse seja o grande objetivo no momento”
Patrícia Monteiro, diretora de pessoas do Mercado Livre no Brasil.
Assim, além disso, a empresa foca as vagas restantes principalmente no setor de tecnologia. Isso se dá principalmente devido ao mercado pago, plataforma fintech de pagamentos da empresa.
O mercado livre na América Latina
Assim, a empresa ainda foca esforços nos demais países da América Latina, como o México. No país as operações da empresa devem quintuplicar de tamanho, considerando que atualmente atuam um pouco mais de 1000 funcionários da empresa no país, a abertura de 4700 vagas.
“Temos a oportunidade de aproveitar esse crescimento rápido para trazer ainda mais diversidade’
Patrícia Monteiro, diretora de pessoas do Mercado Livre no Brasil.
Assim, a empresa aproveitará a oportunidade para aumentar a diversidade dos seus funcionários. Ao incentivar a contratação de mais mulheres na area de tecnologia, além da integração de pessoas com deficiência e colaborados LGBTQ+.
Os investimentos
O montante de R$ 10 Bilhões é equivalente aos recursos alocados no Brasil nos últimos quatro anos. Em 2017, a companhia anunciou o investimento de R$ 1 bilhão e foi acrescentando R$ 1 bilhão a mais em investimentos a cada ano até atingir R$ 4 bilhões em 2020.
Com esses recursos, a empresa vem fortalecendo o Mercado Envios, seu braço de logística. A estrutura conta com 10 mil vans de entrega, 600 carretas e 4 aviões. Atualmente, 80% da distribuição do Mercado Envios até os vendedores acontece em até dois dias, sendo que 70% do volume acontece em um dia. A empresa espera alcançar a taxa de 100% de pedidos atendidos em até dois dias.
Com o apoio de serviços financeiros, o pacote fica ainda mais interessante. Na outra ponta, a agilidade na entrega é também um fator decisivo para o consumidor.
“Depois do preço, o prazo é um ponto fundamental na decisão”
Alexandre Machado, diretor da Gouvêa Consulting.
Com a pandemia e o crescimento do e-commerce, a logística tornou-se foco principal dos grandes players do setor.
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