Guia do Investidor
melhores fundos de investimentos2 800x450 1
Colunistas

Meta para 2023: construa uma marca corporativa pessoal

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Metas alcançadas e outras nem tanto… Com o final do ano se aproximando, é chegado o momento de fazer um balanço sobre tudo o que foi e não foi efetivamente realizado nos últimos meses e se preparar para o próximo período. Para quem está no mercado de trabalho não é diferente. De olho em 2023, construir uma marca corporativa pessoal forte é uma boa alternativa para começar se destacando dos concorrentes.

Com o mercado de trabalho em alta, a construção de uma carreira sólida e diferenciada passa também por ter uma marca pessoal que faça com que o profissional se diferencie dos demais. Há quem pense que esse processo é privilégio de poucos ou objetivo dificilmente alcançável. Pelo contrário, são pequenas ações, realizadas de forma recorrente, que vão fazer com que a pessoa consiga se manter em evidência.

Leia mais  Meta (ex-Facebook) tem queda de 36% no Lucro no resultado 2T22

Uma das medidas diz respeito ao fato de o profissional ser ativo no LinkedIn, rede social voltada para carreira. Realizar publicações pertinentes e participar de discussões nesse ambiente virtual farão com que seja visto com bons olhos e, principalmente, lembrado pelo mercado. O ideal é que ele possa expor o ponto de vista sobre assuntos que estão em alta, apresente considerações oportunas e amplie o debate sobre temas relevantes. Além de aproveitar o momento para se posicionar, terá a chance ainda de se apresentar como um bom mediador.

Fora do ambiente virtual, ter uma marca pessoal corporativa implica ainda em participar de eventos sobre a área de atuação, não apenas como ouvinte, mas como palestrante. Além de gerar visibilidade, estar presente nessas ocasiões importantes para o mercado vai fazer com que ele seja considerado uma referência, ou seja, uma autoridade no assunto. A partir disso, é fundamental criar um nicho de atuação, um público-alvo e utilizar uma mensagem única, consistente e cativante. Vale lembrar que essa mensagem também deve extrapolar para a vida pessoal.

Uma prática que começa no ambiente físico e que pode repercutir no digital também é a realização de encontros de networking como almoço e café com alguém da área. Um registro desse evento pode ser feito e publicado nas redes sociais, o que pode gerar uma postagem no LinkedIn e engajamento por parte dos seguidores.

Leia mais  Meta segue com planos de investir no metaverso mesmo após prejuízo bilionário em 2022

Assim como numa marca de um produto, o profissional precisa ter um nome forte no mercado para poder ser facilmente lembrado e identificado. Nesse caso, o fundamental é fortalecer o sobrenome, escolhendo o que mais terá impacto e se diferencie no mercado. Outra forma de ter uma marca pessoal é desvincular o sobrenome corporativo ao da empresa em que trabalha. Na verdade, a pessoa está apenas atrelada temporariamente à empresa e não tem um vínculo eterno.

Sabemos que para algumas pessoas esse caminho não é natural e nem rápido, mas na verdade, ele é possível sim. Nos percalços cotidianos e nas falhas do dia a dia, o importante é manter uma atitude positiva, que até poderá servir de inspiração para outras pessoas. Quem conseguiu chegar até lá sabe que o final será recompensador. Então, 2023 será só o começo desse processo.

Por Bruno Martins, CEO da Trilha Carreira Interativa.


Leia mais  Como se preparar financeiramente para um 2024 próspero?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

BRF investe US$84 milhões e avança na Arábia Saudita

Rodrigo Mahbub Santana

Roberto Justus anuncia parceria com novo investidor para acelerar crescimento da SteelCorp

Paola Rocha Schwartz

Instituto de Defesa Coletiva aciona justiça contra TikTok, Meta e Kwai por R$ 3 bi

Paola Rocha Schwartz

Meta revela óculos Orion e novas funções de IA

Fernando Américo

Meta em conversas para comprar detentora da marca Rayban

Paola Rocha Schwartz

Governo ordena Meta a parar uso de dados de usuários para IA

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário