Guia do Investidor
6163d814076fd664c806ffb2 assets logo metamask p 800
Avaliação Wallets de Criptomoedas Criptomoedas

Metamask é seguro? Metamask é confiável? Veja análise completa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Uma das grandes dúvidas sobre as carteira cripto é a segurança, já que não há onde reclamar quando se perde seus ativos, com isso, Metamask é seguro, é confiável?

Confira.

Carteiras Cripto

O primeiro passo antes de questionar se a Metamask é seguro, ou se é confiável. É importante entender quais carteiras tem disponíveis no mercado, para você conseguir ver quais níveis de segurança, você tem acesso. Isso porque é normal que as carteiras de hardware são mais seguro do que carteiras softwares.

Quais tipos carteiras existem?

Hardware Wallet

E as carteiras físicas (hardwares) são o tipo mais seguro de carteiras cripto. No entanto, tem um alto custo para a aquisição. É normal que essas carteiras sejam usadas por aqueles que possuem grandes quantidades de criptomoedas. Isso porque são mais seguros, porque não pode sem facilmente hackeado devido à conectividade com a internet.

Isso acontece porque muitos hackers dependem do acesso à internet para conseguir invadir. Nesse sentido, essas carteiras de hardware são disponíveis apenas offline, sendo um dispositivo físico, parecendo com um pen drive futurístico.

Metamask é seguro? Metamask é confiável?
Metamask é seguro? Metamask é confiável?

Paper Wallet

E com o mesmo funcionamento da carteira física (Hardware Wallet), a carteiras de papel também são bastante seguras, pois também funcionam com as mesmas técnicas que as Hardware Wallet. Dessa maneira, as chaves estão armazenadas offline.

Nesse sentido, são mais uma opção para aqueles que gostam do armazenamento frio (quando a carteira não está conectada à internet), já que não há conexão com a internet.

No entanto, ao contrário da Hardware Wallet são arriscadas, pois são fáceis de perder, ou você pode facilmente danificar a cópia de papel, simplesmente derramando um líquido sobre ela.

Metamask é seguro? Metamask é confiável?
Metamask é seguro? Metamask é confiável?

Desktop Wallet

O próprio nome já faz a apresentação, carteiras desktop são carteiras de criptomoedas que ficam no computador. E são diretamente instalados em um computador, que tenha acesso à internet, já que diferente das outras, são carteiras que precisam de acesso à internet.

Leia mais  Bitcoin, Ether e Dogecoin enfrentam incerteza em meio a intervalo de preços apertado

No entanto, as chaves são privadas, mas que são acessíveis apenas na área de trabalho do desktop. No entanto, apesar que destacam que são até seguras, ainda existe o risco de serem hackeados, através de outras técnicas avançadas de hacking.

Web Wallet

E diferente das outras carteiras, que precisam de uma certa experiência nesse mundo, a Web Wallet não. Nesse sentido, são a forma mais comum de carteira cripto. Isso porque estão disponíveis em várias plataformas de câmbio cripto.

Nesse sentido, são acessíveis através de um navegador e são muitas vezes conhecidas como hot wallet, uma vez que fornecem armazenamento hot. Entretanto, se você estiver um pouco perdido com o termo, confira exemplos de Web Wallet, são carteiras como a Binance, Metamask, entre outras, e com isso, vem duvidas se a Wallet é seguro ou não, devido à esse armazenamento.

Carteira Binance
Metamask é seguro? Metamask é confiável?

Introdução a MetaMask

Metamask é seguro? Metamask é confiável?

MetaMask é uma carteira com armazenamento quente, sendo acessível através de um aplicativo e navegadores Web. No começo, a carteira contava apenas como uma extensão de navegador, que facilitava a conectividade entre a blockchain e o navegador.

Dessa maneira, ao usar sua carteira MetaMask, você pode acessar vários recursos da blockchain Ethereum através do seu navegador regular suportado como o Chrome. Nesse sentido, é um produto essencial para qualquer entusiasta de criptomoedas.

Isso porque fornece recursos avançados de segurança para armazenar tokens ERC-20 com segurança, além de oferecer uma maneira eficiente de interagir com a blockchain Ethereum.

Em termos de segurança, a carteira MetaMask oferece configurações HD, shorts para configurações determinísticas hierárquicas. Usando este recurso especial, o MetaMask fornece frases de sementes que são essencialmente úteis na redefinição de contas em caso de informações perdidas ou senhas.

Além disso, a carteira MetaMask oferece a flexibilidade necessária para comprar criptomoedas diretamente em sua carteira. Outro detalhe interessante é que a MetaMask tem uma integração perfeita, com exchanges como a ShapeShift e a Coinbase, que são algumas das principais plataformas de câmbio cripto atualmente.

Benefícios

  • Software de código aberto: Um software de código aberto pode ser constantemente atualizado e melhorado pela comunidade.
  • Interface fácil de usar: Todas as características do MetaMask estão claramente expostas na carteira. A simplicidade da carteira até atrai novatos para fazer transações cripto.
  • Configurações HD: A carteira MetaMask ajuda os usuários a manter sua conta segura, fazendo backup com as configurações determinísticas hierárquicas.
  • Compras de moedas no aplicativo: Os usuários podem comprar Ether e ERC-20 da Coinbase e do ShapeShift, já que o MetaMask está diretamente ligado às duas exchanges.
  • Armazenamento de chaves local: Ao contrário da maioria dos servidores, o MetaMask não armazena chaves em seu servidor. Em vez disso, dá aos usuários controle total sobre suas chaves, armazenando-as no navegador do usuário.
  • Comunidade: MetaMask forma uma parte integrante da comunidade Ethereum, pois tem milhões de usuários e seguidores em todo o mundo.
  • Atendimento ao cliente: A MetaMask não só se restringiu à sua comunidade para orientação, mas também tem uma demonstração de vídeo na página inicial do site, juntamente com uma seção detalhada de perguntas frequentes e blogs.
Leia mais  China faz um "ataque" ao Bitcoin, que já cai mais de 30%

Riscos de usar metamask

Vejamos também algumas desvantagens da carteira MetaMask.

  • Acesso a informações privadas no navegador: Sendo uma carteira de navegador, a carteira MetaMask não terá acesso às suas informações, mas o navegador coletará informações sobre como e quando você usa o aplicativo. Este pode ser um bloqueador para potenciais usuários de carteira MetaMask.
  • Carteira quente: MetaMask é uma carteira quente e, como todos sabemos, uma carteira quente é vulnerável a ameaças online como hacking, phishing e roubo.
  • Opções limitadas de moedas: A carteira MetaMask só suporta tokens Ethereum e ERC-20.

Metamask é seguro

MetaMask se esforça para fornecer recursos de segurança adequados para garantir que suas criptomoedas estejam seguras. Isso porque a desenvolvedora tem noção de brechas de segurança que existem em carteiras com armazenamento quente.

Nesse sentido, vem se tendo um esforço diariamente para dar o mais alto nível de segurança. Dessa maneira, a carteira MetaMask armazena suas chaves cripto localmente em seu navegador e não armazena chaves em lugares externos, como servidores.

O processo de pensamento por trás do armazenamento de chaves localmente no navegador onde o metamask é instalado torna a carteira mais segura. Isso porque é normal que você encontra no noticiário, onde os servidores remotos foram hackeados. E se isso acontecer, várias chaves poderiam ser expostas, com essa preocupação é que a MetaMask está evitando, colocando armazenamento local.

Leia mais  Solana e Borroe Finance ganham destaque após retração do Bitcoin

Entretanto, é complicado guardar as chaves localmente em um navegador Web. Isso porque ataques de phishing podem ser realizados em navegadores individuais de usuários, comprometendo as chaves. Nesse sentido, a empresa deixa a segurança de suas chaves para seus usuários.

Dessa forma, a segurança de suas chaves depende apenas de quão bem você protege a si mesmo e ao seu navegador contra ataques de phishing. É aconselhável ficar atento a possíveis e-mails de phishing ou sites que possam tentar acessar suas chaves.

Além disso, a MetaMask garante aos usuários a segurança de seus tokens de criptomoeda, desde que mantenham as chaves seguras. Armado com vários recursos de segurança, incluindo, mas não limitados ao 2FA, usando frases de sementes para backups, permitindo que os proprietários armazenem suas chaves privadas, multi-assinatura, códigos PIN e níveis significativos de anonimato permitem que o provedor de carteira cripto ofereça serviços de armazenamento cripto relativamente seguros.

MetaMask é seguro? – Conclusão

Metamask é segura? Embora a Metamask seja uma carteira digital baseada em plugins de navegador, é uma segurança robusta.

Entretanto, a segurança dessa carteira nunca poderá ter comparação com carteiras hardware. No entanto, até o momento, não teve um relato sobre hacking da carteira.

Todas as chaves e informações armazenam no navegador do usuário. O navegador também não tem permissão para acessar e coletar informações do Metamask. Teoricamente, a segurança da carteira é 100% impecável.

No entanto, você deve manter o código em um lugar seguro para não perder o acesso à sua carteira.

É claro que a carteira Metamask não usa autenticação de 2 fatores, mas sua codificação está em um nível convincente de segurança.

A equipe de desenvolvimento e suporte da Metamask fez todos os esforços para fornecer segurança máxima para seus usuários.

E como dito anteriormente, até o momento, não houve relatos de fraude ou mesmo golpes da Metamask. Dessa maneira, existem sinais positivos nesta carteira que podem ser confiáveis.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Bitcoin dispara e volta a valer US$ 70 mil

Márcia Alves

Especialista: Alta do Bitcoin ainda não começou; previsão de US$ 300.000

Fernando Américo

Bitcoin se aproxima de novo recorde e FLOKI lidera ganhos

Fernando Américo

2024, o ano do ciclo positivo do bitcoin

Autor Convidado

Como armazenar suas criptomoedas e evitar roubo por hackers

Márcia Alves

Bitcoin bate recorde histórico, mas sofre queda brusca em seguida

Fernando Américo

3 comentário

Luis Miguel 09/02/2022 at 16:25

Errado, existem inúmeros relatos de carteiras Metamask hackeadas, a minha foi uma delas e não, não tinha as palavras guardadas no p.c. Existem inúmeras maneiras de alguém roubar os nossos ativos através da Metamask, por vezes basta mexer num simples token recebido na carteira para dar acesso aos criminosos. Entrar em sites falsos por exemplo da pancakeswap e conectar a nossa carteira Metamask ao site para os hackers terem acesso total à nossa carteira sem os códigos. Então faz sim falta a autenticação dois fatores, não me venham com historias. E mesmo com autenticação dois fatores existe maneiras de hackers mais experientes terem acesso.
As únicas carteiras NÃO 100% mas mais seguras são em papel e Hardware Wallet, por exemplo a ledger ou trezor.
Não aconselho ninguém a guardar os seus ativos na Metamask.
E o apoio ao cliente é como uma parede, sabes que está ali mas não te responde.
Lixo Metamask.

Responder
Fatima 10/02/2022 at 07:21

Olá Luis, que bom que você deu seu depoimento, quase fiz uma conta nesta Metamask , recebi um e-mail da Honeygain e achei interessante, mas resolvi pesquisar primeiro. Ainda bem que não ficaram só os elogios né? Apesar do conteúdo ter os pós e contras.

Responder
Wander 02/01/2023 at 10:15

Eu também tive minha conta haksada e ao entrar em contato com o suporte eles jogaram a culpa de falta de segurança dos meus dispositivos. Amadores ao meu ver. Se não conseguem nem sequer oferecer segurança mínima de invasão. Não utilizo mais carteiras online. Abrem o olho.

Responder

Deixe seu comentário