Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Metaverso: um novo mundo para a auditoria

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Mundo digital paralelo ao mundo físico, o Metaverso está na pauta de empresas e organizações que enxergam ali novas oportunidades para apresentar e vender seus produtos, serviços e ideias. De acordo com um estudo feito este ano pela empresa de pesquisa e consultoria de tecnologia Gartner, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, um quarto da população passará ao menos uma hora por dia no Metaverso em 2026. Assim, é possível imaginar o tamanho do mercado que surgirá nesse mundo novo.

Atento aos riscos associados a esse ambiente de interação, o Ibracon — Instituto de Auditoria Independente do Brasil entende que é papel do auditor independente participar das conversas a respeito da confiabilidade das operações, da criação de padrões de conformidade e da transparência dos riscos no Metaverso, orientando as empresas que desejam conectar-se ou que já estão ali.

Leia mais  Decentraland Terreno | Decentraland Comprar Terreno: quanto custa?

E os riscos não são poucos. Líder do Comitê de Tecnologia e Inovação do Ibracon, Marcio Santos, que recentemente apresentou o podcast da entidade sobre o tema, aponta vários deles: os associados à interação em um ambiente de socialização (abusos, não inclusão social, preconceitos etc.); questão trabalhista (como fica a saúde física e mental de um funcionário que pode precisar trabalhar oito horas no Metaverso?); financeiros, rastreabilidade via blockchain; de segurança cibernética e invasão de dados.

O primeiro passo, segundo Santos, é o auditor começar a entender a infraestrutura da nova plataforma e como vai funcionar a interoperacionalidade — atualmente, há vários mundos dentro do Metaverso, que, por enquanto, são descentralizados e não conversam entre si. Também será necessário avaliar se as transações contábeis do mundo físico serão replicadas no universo digital e se tecnologias como o blockchain afetarão os modelos de rastreabilidade.

Para o Ibracon, o conhecimento dos auditores a respeito do Metaverso e sua inserção nesse universo devem aumentar ainda mais a importância da profissão e a necessidade de profissionais cada vez mais conectados e qualificados.

“É um momento relevante para a profissão, que precisa participar da construção desse novo futuro e ter voz ativa nas decisões que forem tomadas”, completou Santos. 

Leia mais  Meta segue com planos de investir no metaverso mesmo após prejuízo bilionário em 2022
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Receitas globais com o metaverso podem chegar a US$ 800 bi até 2030

Fernando Américo

Metaverso vai, Metaverso vem: como podemos nos adaptar às nuances e inconstâncias da tecnologia?

Autor Convidado

O maior evento de criptomoedas de Dubai vem aí: saiba mais

Guia do Investidor

Meta segue com planos de investir no metaverso mesmo após prejuízo bilionário em 2022

Fernando Américo

Segundo o CEO da Binance, “ninguém sabe realmente o que o metaverso significa”

Fernando Américo

Meta avança na aquisição de empresa de realidade virtual após decisão judicial

Fernando Américo

Deixe seu comentário