Guia do Investidor
qual e o verdadeiro objetivo do empreendedorismo
Colunistas

Micro, Pequenas e Médias Empresas: Comemorando o Empreendedorismo no Brasil

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Em 27 de junho é celebrado o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, dia definido por meio da Resolução 71/279, da Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 6 de abril de 2017. A data ressalta a importância desse setor na economia local e global. Vale destacar que nos países desenvolvidos tais empresas são fundamentais do ponto de vista socioeconômico; e no Brasil, segundo o Ministério da Economia, representam mais de 95,0% dos negócios, gerando cerca de 55,0% dos empregos, 40,0% da massa salarial e respondem por aproximadamente 30,0% do Produto Interno Bruto (PIB).

Sendo assim, pode-se ressaltar a importância dessas empresas para a economia brasileira, e que estas estão muito presentes no dia a dia dos brasileiros, seja na lanchonete, na barbearia, na padaria, no açougue, nos pequenos mercados, entre outros.

Leia mais  C6 Bank conta para MEI: Grátis e digital

O fato desses empreendimentos estarem sempre presentes no cotidiano dos brasileiros promove uma melhoria e valorização do comércio local, com impacto positivo no desenvolvimento social.

Torna-se importante mencionar que essa movimentação só é possível graças ao Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que também é conhecida por Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, criada em 2006 e que regulamenta o tratamento diferenciado dado às empresas do setor.

O principal objetivo da mencionada lei é incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais, incluindo o pequeno produtor rural pessoa física e o agricultor familiar. Com isso, tem-se um aumento da competitividade desses negócios, além da geração de empregos, renda, diminuição da informalidade dos negócios, inclusão social e o fortalecimento da economia como um todo.

Portanto, a data comemorativa do dia 27 de junho busca sensibilizar os brasileiros para a importância das Micro e Pequenas Empresas e celebrar sua contribuição para a economia nacional.

Do ponto de vista do empreendedorismo, há que se parabenizar e incentivar os empresários que são agentes dessas mudanças e que apostam no crescimento de um país mais próspero, com maior liberdade para os negócios, acesso facilitado ao crédito quando necessário e apoio para inovar constantemente.

Leia mais  Pronampe: veja onde pequenos empresários podem pedir dinheiro da nova fase

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em torno de 40,0% dos empreendedores brasileiro, seja de micro, pequenas e médias empresas, atuam no setor de serviços. Entretanto, a pandemia de Covid-19 desencadeou uma severa crise econômica e muitos empreendimentos foram impactados negativamente, ao passo que outras se reinventaram e várias surgiram a partir do aproveitamento imediato de oportunidades identificadas.

Ainda há uma enorme alameda a ser percorrida para se chegar às condições ideais para atuação das micro, pequenas e médias empresas no Brasil. É fundamental que haja uma desburocratização na abertura de empresas e no pagamento de taxas e impostos. Além disso, há necessidade de se ter uma ampliação nas linhas de crédito, com taxas mais acessíveis, e mais do que nunca, promover e incentivar o ensino do empreendedorismo nas escolas, em todos os níveis.

Parabéns às Micro, Pequenas e Médias Empresas e a todos os Empreendedores brasileiros!

Por Nelson Roberto Furquim, professor de Administração do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Leia mais  Levantamento: Micro, pequenas e médias empresas captam mais de R$ 265 bi em 2022
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Prazo para Declaração Anual do MEI se aproxima do fim

Fernando Américo

Empreendedorismo Familiar: 5 dicas de como criar, gerir e manter

Guia do Investidor

Os riscos penais de abertura de empresas de fachada

Autor Convidado

Como fazer um planejamento adequado da sua empresa para 2024?

Autor Convidado

MEI excluído do Simples Nacional? Saiba como regularizar a situação

Guia do Investidor

Quase 1/3 das microempresas brasileiras fecham após cinco anos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário