Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Moeda Digital da China poderá substituir o Dólar

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Saindo na frente dos EUA, a China anunciou recentemente que está investindo em uma criptomoeda nacional. No entanto, quanto mais às nações aderirem a essa moeda digital, maior o risco de desvalorização do dólar americano.

Entenda a diferença entre a moeda chinesa e o Bitcoin

As criptomoedas alcançaram notoriedade em 2008, com o lançamento da primeira moeda digital de código aberto. O Bitcoin se tornou bastante popular entre os investidores, pois trouxe uma nova perspectiva para a economia.

Leia mais  Elon Musk compra Twitter: entenda impacto no mercado de criptomoedas

No entanto, o DC/EP funciona de uma forma diferente. A moeda digital da China é controlada pelo governo. E, por esse motivo, pode atingir muitos mercados e competir diretamente com o dólar, podendo até substituí-lo.

A moeda digital DC/EP já está em fase de teste

A crise mundial que emergiu a partir da pandemia do coronavírus começou na China. Porém, diferentemente dos Estados Unidos, a economia chinesa está conseguindo se restabelecer através dos comércios locais.

Por isso, as cidades de Suzhou, Shenzhen, Chengdu e Xiong’an já estão testando a nova moeda DC/EP. Ou seja, comerciantes, funcionários governamentais e uma parte da população têm utilizado a criptomoeda.

O governo chinês parece ter definido a implementação nacional do sistema dessa criptomoeda. Até o final de 2020, mais cidadãos poderão testá-la. Depois, em 2021, o DC/EP deverá ser introduzido em todo o país.

O governo americano e a criptomoeda nacional

Enquanto os EUA lida com uma crise econômica e de saúde, a temática das criptomoedas ainda está sendo estudada. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, foi muito cuidadoso ao abordar o assunto com a imprensa.

Leia mais  Balança comercial tem superávit recorde de US$ 8,904 bi em setembro

Segundo Powell, questões cibernéticas e ligadas a privacidade ainda precisam ser discutidas mais a fundo pelo governo americano. Neste sentido, a China está saindo na frente mais uma vez, por já estar rodando testes com a DC/EP.

China quer se tornar a maior economia do mundo

A praticidade e a velocidade trazidas pelo Bitcoin e outras criptomoedas tem modificado o cenário econômico. Afinal de contas, a digitalização das moedas e da economia é inevitável, se pensarmos em um futuro não tão distante.

Contudo, o interesse da China em investir em uma moeda digital vai além dos fatores tecnológicos. Assim, a nação asiática vê o DC/EP como uma estratégia geopolítica.

Como a criptomoeda chinesa pode influenciar a política internacional?

O que acontecerá, em tese, quando a moeda digital chinesa atingir um mercado mais amplo? Possivelmente, o dólar americano poderá não ser mais a moeda de referência mundial.

Quando o dólar e o DC/EP estiverem concorrendo no comércio internacional, a China estará mais próxima de seu objetivo. A nação asiática pretende se tornar a maior economia mundial, e sua criptomoeda pode acelerar o processo.

Leia mais  Bitcoin Gold vale a pena | Bitcoin Gold Hoje? Tudo sobre

Quanto mais nações aderirem a criptomoeda chinesa, menos o dólar será valorizado no mercado. Portanto, a moeda americana pode ser desvalorizada nas transações financeiras, e o DC/EP poderá substituir o dólar.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar aproxima-se de R$ 5,20 com exterior e novas metas fiscais

Agência Brasil

Novas metas fiscais podem ser descumpridas

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Bitcoin registra queda após ataques do Oriente Médio

Márcia Alves

Inflação sobe 0,16% em março e pesa para famílias de baixa renda

Agência Brasil

Bancos promovem mutirão de negociação até esta segunda

Agência Brasil

Deixe seu comentário