Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Moody’s revisa risco de crédito da Petrobras após dança das cadeiras na presidência

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A decisão do governo de substituir o presidente da Petrobras pela terceira vez é negativa para o crédito da companhia porque mostra o risco de interferências na governança corporativa, segundo registrou hoje a Moody´s. Em relatório, Moody´s diz acreditar, no entanto, que os atuais controles internos, além de deveres fiduciários dos empregados, incluindo aquelas relativas à Lei das Estatais, protegem os credores.

Entre estes controles, lembra a agência, estão diretrizes para refletir os preços de paridade de importação para o mercado interno, aprovar gastos de capital e contratar os melhores funcionários com experiência suficiente por suas responsabilidades profissionais.

A Moody´s relembra ainda que candidatos a CEO tem que ter vasta experiência no setor. Além disso, afirma que os acionistas minoritários representam outra camada de proteção contra a interferência excessiva do governo.

Leia mais  Petrobras (PETR4) revisa política de dividendos: veja o que muda

Os analistas Nymia Almeida e Marcos Schmidt escrevem que os controles internos robustos da petrolífera, assim como a responsabilização fiduciária dos seus executivos, impedem mudanças na política de preços.

Por conta disso, além da correlação entre os preços praticados pela Petrobras e os de importação, que precisam ser reajustados para evitar desabastecimento, a agência de classificação de riscos não vê chances de alterações drásticas. Mesmo assim, a agência de classificação de riscos aponta que as trocas sucessivas por parte do governo fazem com que seja necessário monitorar a independência do conselho da Petrobras e de possíveis decisões que possam enfraquecer sua governança.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras é um transatlântico à deriva, diz Estadão

Paola Rocha Schwartz

Petrobras: Gasolina com maior defasagem do ano chega a 21%

Paola Rocha Schwartz

Bolsa abre em oscilação e queda, PRIO3, PETR4 e VALE3 em alta

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia em queda com influência dos Estados Unidos

Paola Rocha Schwartz

Petrobras tem gasolina 15% mais barata que refinarias privadas

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário