Guia do Investidor
petroleo
Recomendações

Nem só de PETR4 vive um investidor: Descubra as melhores ações de Petróleo da Bolsa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Quando falamos de Petróleo na bolsa de valores, lembramos rapidamente da Petrobras, e claro, não sem motivos. A estatal é uma verdadeira gigante no setor global, e representa muito bem o seu papel nas terras tupiniquins, mas nem só da PETR4 vive a bolsa de valores.

Se há algumas décadas tínhamos praticamente apenas uma opção no setor, hoje temos: PetroRio (PRIO3), 3R Petroleum (RRRP3), PetroReconcavo (RECV3) e Enauta (ENAT3) como alternativas. A Lei do Petróleo de 1997, que quebrou o monopólio da Petrobras, possibilitou a chegada de todas essas empresas.

Após o vergonhoso capítulo da OGX na bolsa, até agora, as quatro petroleiras vêm escrevendo uma história diferente. Para entendermos melhor se realmente são oportunidades, vou falar um pouco sobre Enauta, PetroRio, PetroReconcavo, 3R e, é claro, Petrobras.

Índice de conteúdo

Enauta

A Enauta (ENAT3) é a antiga Queiroz Galvão – sim, essa mesma que vimos em centenas de notícias da Lava a Jato. A empresa foca na exploração e produção de campos de petróleo e gás.

Em abril deste ano, a Enauta reportou uma produção total de 18,4 mil boe/dia (barris equivalentes de óleo) por meio dos seus dois campos offshore (no mar) Manati e Atlanta. O Campo de Atlanta é o maior ativo da companhia e foi responsável por 9,7 mil boe/dia no primeiro trimestre de 2022 (1T22).

Já no Manati, onde a companhia possui 45 por cento de participação e produz apenas gás, a produção foi de 8,7 mil boe/dia. Os resultados do 1T22 de Enauta mostraram um forte crescimento, impulsionado pelo aumento da produção e a alta do petróleo. Contudo, como vimos no quarto trimestre do ano passado (4T21), o Ebitda também foi impulsionado por efeitos não recorrentes.

Leia mais  Petrobras será vendida para pagar dívida do governo? Entenda o caso

PetroRio

A PetroRio (PRIO3) nasceu da massa falida da HRT, que focava na exploração de campos, no entanto, com a mudança de controlador do nome, a empresa focou em campos maduros no offshore. A PRIO se especializou em comprar campos que economicamente não fazem mais sentido para as grandes petroleiras como: Petrobras, Shell, Equinor, Chevron etc. Pagando um preço justo pelo campo, a PetroRio faz a revitalização do ativo, aumenta a sua vida e começa a produzir a custos baixos. O controle dos custos é o grande diferencial da PRIO; a empresa entendeu que, diminuindo o lifting cost (custo de extração), ela consegue reduzir os impactos da volatilidade do petróleo nos resultados. Crescendo mais de 4 vezes sua produção, o Ebitda da companhia subiu em média +68 por cento ao ano desde 2015.

PetroReconcavo

A PetroReconcavo (RECV3) nasceu em 1999, operando campos onshore (em terra) da Petrobras. Especialista na operação e revitalização de campos, a companhia viu uma oportunidade de crescer comprando campos através do plano de desinvestimentos da Petrobras, que começou em 2019.

Leia mais  Petrobras arrecada US$ 2 bi antecipando títulos globais

Com 3 ativos produtores de óleo e gás no nordeste do Brasil, a empresa produz atualmente cerca de 19 mil boe/dia. Dobrando a sua produção e impulsionada pela alta do petróleo, a companhia atingiu um novo patamar de resultados

3R Petroleum

A 3R Petroleum (RRRP3) é resultado da incorporação da antiga 3R pela Ouro Preto Óleo e Gás (foi o nome da adquirida que ficou), e foi pensada para aproveitar o novo cenário do setor brasileiro inspirado pela PetroRio. Antes do seu IPO em 2020, a companhia praticamente não tinha histórico de produção e de resultado, a estratégia era crescer através das aquisições. Do seu IPO até hoje, a companhia passou de 4 ativos para 9. Com todos os campos incorporados e desconsiderando a revitalização, a 3R deve passar de 9 mil barris/dia para cerca de 45 mil em 2023 e, considerando o redesenvolvimento dos campos, a expectativa é alcançar cerca de 90 mil barris/dia no longo prazo. Sem incorporar todas as aquisições, o Ebitda da companhia já multiplicou em 2,5 vezes desde o 1T21, e o crescimento para o futuro deve ser ainda maior.

Leia mais  Quer lucrar com dividendos? Confira as melhores opções para Junho segundo duas corretoras
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Os melhores ETFs de Cannabis para 2024

Arthur Piassetta

Enauta (ENAT3): Sistema de dutos flexíveis embarca ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Ministério Público solicita investigação de Lula em Caso Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Não compre ações da Petrobras, recomenda Bradesco

Márcia Alves

Técnicos da Petrobras visitam Venezuela a pedido de Maduro

Guia do Investidor

“Petrobras fará transição energética de forma gradual”, diz Prates

Agência Brasil

Deixe seu comentário