Guia do Investidor
Seleção copa
Criptomoedas Notícias

NFTs ampliam oportunidades de negócios na Copa do Mundo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Os NFTs (Non Fungible Tokens, ou Tokens Não Fungíveis) representam uma grande oportunidade de eternizar digitalmente a arte do futebol nesta Copa do Mundo e podem gerar inúmeras possibilidades de monetização e engajamento para marcas e artistas. Além disso, as empresas que já se alinharam a essa iniciativa estarão melhor posicionadas para aproveitar a repercussão desse evento global, que deve atingir uma audiência de 5 bilhões de pessoas no mundo. Essa é a avaliação da KPMG, conduzida a partir de dados do mercado e da publicação “Os NFTs como a nova oportunidade de negócios nos setores de Mídia e Esportes”.

De acordo com a consultoria, implementar estratégias de NFTs bem sucedidas pode gerar as seguintes oportunidades para as empresas: novas fontes de monetização para propriedade intelectual existente; acesso a um mercado massivo em crescimento de novos conteúdos; nova propriedade intelectual e brand stories; novas maneiras de interagir com usuários e atrair clientes na construção de comunidades; maiores incentivos para a participação e interação de fãs; melhoria na percepção da marca e aumento no compromisso dos clientes.

Leia mais  É o fim dos NFTs? Mercado despenca e número de usuários evapora

“Os NFTs são únicos pois os ativos digitais subjacentes podem ser propriedade dos criadores, controlados por eles, e transferidos entre consumidores. Nesse sentido, os NFTs estão se tornando o motor de desenvolvimento de comunidades que crescem organicamente em torno de conteúdos, experiências associadas e integração progressiva de ambientes físicos e virtuais. A chave da prosperidade para a geração de negócios e o amadurecimento do mercado será fazer as marcas canalizarem a energia dessas comunidades, criando oportunidades em que fãs e consumidores participem. O sucesso empresarial no ecossistema de NFTs responderá a uma combinação diferenciada de conteúdos, comunidades e utilidades”, afirma Márcio Kanamaru, sócio-líder do setor de Tecnologia, Mídia, Esportes e Telecomunicações da KPMG no Brasil e na América do Sul.

A publicação destacou ainda que, de acordo com a DappRadar, o volume de negociação de NFTs ultrapassou US$ 23 bilhões em 2021, em comparação com vendas de apenas US$ 95 milhões em 2020, o que representa um salto de 24.000%. Nessa mesma linha de crescimento exponencial, somente no primeiro semestre de 2022, mesmo diante do complexo contexto econômico atual, as vendas já ultrapassaram US$ 20 bilhões. Sobre o número de usuários, em 2020 apenas meio milhão de wallets digitais operaram com NFTs, contra 28 milhões em 2021.

Outro dado relevante é que, segundo a Kantar Ibope Media, 68% dos brasileiros conectados são fãs de futebol e entre eles, 44% são mulheres. Para acompanhar os jogos e consumir conteúdo, os canais mais utilizados pelos torcedores são: transmissão ao vivo (73%); portais com conteúdo de futebol (48%); transmissões na Internet (38%); programas de resenha (24%); reprise dos jogos (19%); cartola (12%). A audiência digital da Copa do Mundo será muito relevante no Brasil, pois o futebol é uma paixão nacional há décadas, assistido por homens e mulheres de todas as idades.

“As empresas de mídia, esportes e games partem de uma posição privilegiada para aproveitar as oportunidades desta tecnologia indiscutivelmente disruptiva. Elas precisam projetar e aplicar uma estratégia de negócios de NFTs clara e orientada a impulsionar a participação de usuários com uma base tecnológica que suporte o negócio. Essa estratégia deve adotar uma abordagem de gestão do portfólio dos ativos e de propriedade intelectual da empresa, sem descuidar de valores da marca, tributação, conformidade legal e gestão de riscos”, afirma Francisco Clemente, líder de Mídia e Esportes da KPMG no Brasil.

Leia mais  Widiland Jogo NFT | Widiland Moeda: tudo sobre game Blockchain

Ainda sobre o tema, a própria Federação Internacional de Futebol lançou a FIFA+ Collect, uma plataforma e coleção de NFTs construída sobre a rede da Algorand, a blockchain oficial da Copa de 2022. A coleção, anunciada em maio, trouxe aos milhões de amantes do futebol a oportunidade de possuir, colecionar, e eventualmente comprar e vender momentos icônicos da história da Copa do Mundo na forma de ativos digitais. Estima-se que ativos digitais colecionáveis esportivos no mundo atinjam a marca de US$ 2,2 bilhões em 2022.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Twitter encerra suporte a NFTs

Fernando Américo

Do Lixo ao Luxo das Criptomoedas: Estratégias Internas para Impulsionar Seu Portfólio Digital

Comunicados de Imprensa

Binance e Cristiano Ronaldo lançam coleção gratuita de NFTs

Fernando Américo

Previsão de preço do Apecoin: APE caiu 43%; enquanto QUBE está previsto para 100x em 2023

Comunicados de Imprensa

Funcionários podem ser liberados para assistir aos jogos da Copa do Mundo feminina?

Guia do Investidor

Binance remove 11 pares de criptomoedas e adiciona suporte a NFTs do Bitcoin

Fernando Américo

Deixe seu comentário