- A Reforma Tributaria foi enviada para o Congresso;
- Alíquota do Imposto de Renda deve sair dos 20% atuais, indo para 15%;
- XP Inc. relata que a diminuição de 5% no IR, pode aumentar os lucros da empresa.
Depois do Ministério da Economia sinalizar várias vezes a reforma tributaria, dessa vez é verdade. O governo enviou sua reforma ao Congresso e, se isso passar, talvez possa destruir sua carteira de dividendos. Em troca disso, o governo promete aliviar alíquota do Imposto de Renda das empresas dos atuais 20% para 15%.
Mas será que isso é suficiente para suprir a taxação dos dividendos?
De acordo com a XP Investimentos, em relatório publicado nesta quarta-feira (30), com a diminuição de 5% no IR, os lucros aumentariam.
“Com isso, o valor a ser distribuído para os acionistas aumenta também – lembrando que empresas brasileiras são obrigadas a distribuir, no mínimo, 25% dos seus lucros.”
Ressaltam os analistas Jennie Li e Fernando Ferreira.
“Apesar da reforma tributária ter um impacto negativo sobre as ações, principalmente no aspecto da tributação de dividendos como apontado acima, ainda é cedo para fazermos decisões precipitadas”, destacam.
Entretanto, o aumento da alíquota, os dividendos líquidos podem diminuir, segundo contas não tão complexas, entre 9% e 14%. Dessa forma rebatendo um impacto ao redor da bolsa de valores. Além disso, a tributação de dividendos tende desestimular empresas a pagar dividendos. Nesse sentido, as companhias podem optar por reinvestir o lucro adicional ao invés de distribuí-los.
Carteira de Dividendos para julho, com ou sem reforma tributária
- A Ágora investimentos divulgou sua carteira de dividendos para o mês de julho;
- A carteira não conta com alterações em comparação com a carteira de junho;
- Corretora acredita que a reforma tributária não terá impacto imediato nas ações, mas pode afetar a volatilidade dos ativos.
O governo brasileiro está dando seguimento a uma nova proposta de reforma tributária, mas como isso pode atingir seus investimentos?
Para ficar por dentro desse post, clique aqui e confira a carteira de dividendos para julho!