Desde 2013, James Howells tem se empenhado em recuperar um disco rígido que contém uma quantidade significativa de Bitcoin, um investimento que era avaliado em aproximadamente 8 milhões de euros na época. Com o valor do Bitcoin disparando desde então, o montante potencial é agora estimado em cerca de 800 milhões de euros. Contudo, um juiz recentemente determinou que Howells não tem chances realistas de localizar o disco rígido, encerrando seu caso após anos de contencioso.
O juiz citou a falta de motivos razoáveis para a busca e o potencial para violações das leis ambientais como razões para a decisão. As autoridades locais, com base na Lei de Controle de Poluição de 1974 de Newport, País de Gales, argumentaram que qualquer objeto entregue ao aterro se torna propriedade do local. A escavação do aterro poderia liberar substâncias perigosas, representando riscos à saúde pública e ao meio ambiente, o que levou à rejeição constante dos pedidos de licença feitos por Howells.
Além disso, como mais de seis anos se passaram desde o início do caso em 2013 até a data da ação em 2024, Howells também enfrenta o problema do prazo de prescrição, que impede qualquer ação legal adicional.
A recuperação do disco rígido exigiria a escavação de 10 a 15 mil toneladas de lixo em uma área de 2 mil metros quadrados, uma tarefa considerada ilegal sem uma nova licença ambiental. Howells expressou sua frustração com o sistema judicial britânico, lamentando não ter a oportunidade de apresentar seu caso em um julgamento completo.
James Howells e a busca do HD perdido
Howells, é um programador de computadores de Cardiff, no País de Gales, que teve a vida transformada para muito pior quando descobriu que perdeu um disco rígido em 2013 que continha a chave privada de uma carteira de criptomoedas que armazenava cerca de 8.000 bitcoins. Lembrando que na época, o valor total dos bitcoins era significativamente menor do que é hoje, mas a quantia que ele poderia ter acessado se esses bitcoins fossem recuperados é imensa.
Howells, ou sua então namorada (a história muda conforme as versões), descartou o HD acidentalmente enquanto limpava seu escritório e, eventualmente, descobriu que ele tinha sido enviado para um aterro sanitário. Desde então, ele tem tentado convencer as autoridades locais a permitir que ele e uma equipe procurem no lixo em busca do disco rígido. A busca gerou bastante interesse da mídia e discussões sobre a responsabilidade em lidar com resíduos eletrônicos e criptomoedas.