Notícias

Ações da PetroRio (PRIO3) podem disparar, diz BTG e Credit Suisse

Com bons dados operacionais e menos exposição à risco política, PetroRio é uma alternativa para ganhar com petróleo, dizem bancos. Confira preço-alvo.

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

De acordo com o Credit Suisse, a PetroRio (PRIO3) se apresenta como uma alternativa à Petrobras para ganhar com a exposição ao petróleo. Isto é, sem enfrentar a volatilidade referente ao debate político. Dessa forma, para os analistas do banco suíço a companhia carioca estaria menos exposta aos riscos políticos que a estatal.

Assim sendo, mesmo com debates acerca de impostos de exportação, impactando a indústria de E&P (exploração e produção), a PetroRio passaria bem. Afinal, a companhia produz principalmente petróleo bruto. Portanto, não há exposição aos preços dos combustíveis, que fazem parte do debate central. Desse modo, o Credit Suisse pôs recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado) com preço-alvo em R$ 26. Assim, com base no último preço de fechamento, há um potencial upside de 31%.

Além disso, o BTG Pactual também emitiu sua opinião acerca das ações da PetroRio. De acordo com o banco, a produção de dezembro foi positiva, com melhora no comparativo mensal. Ademais, os números trouxeram sinais de normalização operacional após um ano difícil para seus campos. Dito isso, o maior banco de investimentos da América Latina pôs recomendação de compra com preço-alvo em R$ 47. Portanto, trazendo um potencial upside de 137%.

Os números da PetroRio

Durante o mês de dezembro, a companhia somou uma produção total de 34,180 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd). Portanto, houve um crescimento de 9% em relação ao mês anterior.

Ademais, falando do valor no quarto trimestre do ano, a produção foi de 34,298 mil barris de óleo equivalente. Assim sendo, houve um crescimento 2% em relação ao terceiro trimestre, quando somou 31,621 mil barris. Portanto, no ano a produção total foi de 31,615 mil barris de óleo equivalente por dia.

Além disso, em relação ao cluster Polvo + TBMT, a companhia reportou a produção de 16,995 mil boepd, crescendo ante os 15,236 mil boepd de novembro. Já o campo de Manati somou 1,575 mil boepd. Já no que tange ao campo de Frade, a produção foi de 15,610 mil boepd. Ademais, em relação às vendas de óleo da PetroRio, foram 1,9 milhão de barris de óleo vendidos no mês. Dessa forma, a companhia somou 3,8 milhão de barris no quarto trimestre e 11 milhões no ano.

Sair da versão mobile