Carros emprestados

Após escândalo em fábrica, BYD empresta carros para ministros do STJ

Montadora chinesa oferece modelos Seal, avaliados em R$ 300 mil cada, para ministros do Supremo Tribunal de Justiça por dois anos.

Após escândalo em fábrica, BYD empresta carros para ministros do STJ
  • A BYD emprestou 20 carros elétricos ao STJ por dois anos, totalizando R$ 6 milhões, como parte de sua estratégia de marketing
  • O tribunal aceitou os veículos para incentivar a inovação e promover a sustentabilidade com carros elétricos
  • A montadora também ofereceu carros a outras entidades públicas para aumentar a visibilidade da marca e divulgar a tecnologia elétrica no Brasil

A montadora chinesa BYD fez um generoso empréstimo de 20 carros zero quilômetro do modelo mais caro da sua linha, o Seal, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os veículos, avaliados em R$ 300 mil cada, totalizando R$ 6 milhões, serão utilizados pelos ministros da Corte pelos próximos dois anos.

O acordo foi fechado de forma voluntária e sem custos para o STJ, o que gerou discussões sobre as motivações por trás da oferta. Além de sua relação com as estratégias de marketing da empresa.

Justificativa clara

O STJ aceitou o comodato, justificando que testar os carros elétricos seria uma oportunidade para promover a inovação tecnológica. E, assim, reforçar o compromisso da Corte com a sustentabilidade.

Em comunicado, a Corte afirmou que a utilização de veículos elétricos contribuiria para a redução de impactos ambientais. Uma vez que esses carros não emitem dióxido de carbono diretamente, alinhando-se com as metas globais de combate às mudanças climáticas.

Além disso, a iniciativa de emprestar os veículos não é inédita. A BYD já havia feito ofertas semelhantes para outras instituições públicas, como a Presidência da República, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Câmara dos Deputados e até para jornalistas.

Esses empréstimos são vistos por analistas como uma estratégia de marketing da montadora. Que tenta, no entanto, ganhar visibilidade nacional, principalmente em um mercado que está começando a se abrir para a compra de veículos elétricos.

Limites entre promoção

A aceitação desse tipo de oferta por órgãos públicos, como o STJ, tem gerado debates sobre os limites entre a promoção de novas tecnologias e a construção de uma imagem de marca para empresas.

A justificativa oficial do STJ aponta que a parceria não trará custos à Corte, mas reforça que a aceitação do comodato é uma maneira de incentivar a inovação e contribuir com a sustentabilidade.

No entanto, a estratégia de marketing da BYD não passa despercebida. Especialistas observam que o empréstimo de carros de luxo a entidades públicas pode ser uma maneira de aproximar a marca do público e gerar publicidade positiva. Os veículos emprestados circulam por áreas de grande visibilidade, sendo fotografados e mencionados frequentemente na mídia.

A presença dos elétricos

A presença de carros como o Seal em locais como a sede do STJ pode despertar o interesse de novos compradores. Sejam eles servidores públicos ou cidadãos que acompanham as notícias relacionadas ao uso de veículos ecológicos.

Em resposta a questionamentos sobre o comodato, a BYD emitiu uma nota no dia 3 de fevereiro, esclarecendo que o STJ abriu um chamamento público para a cessão de 20 carros elétricos. E, assim, que a empresa participou do processo com total transparência e de acordo com as regras vigentes.

A montadora reafirmou que o objetivo da ação é promover o uso dos veículos elétricos no Brasil. Especialmente, considerando que o mercado de carros elétricos ainda está em expansão no país.

A iniciativa da BYD, que já possui uma presença significativa no mercado de veículos elétricos, é parte de uma estratégia mais ampla de popularizar a tecnologia e expandir sua base de clientes no Brasil.

No entanto, as implicações desse tipo de parceria, especialmente quando envolvem órgãos públicos, levantam questões sobre a linha tênue entre o incentivo à inovação tecnológica e a promoção empresarial disfarçada de ação ambiental.

Embora não haja evidências de que o STJ tenha se beneficiado financeiramente do acordo, o episódio ilustra como os grandes negócios podem envolver relações de troca de visibilidade e interesses públicos e privados.

Sem custos

A montadora chinesa, ao oferecer carros sem custos para as instituições, também se coloca como protagonista no debate sobre a adoção de soluções mais sustentáveis e ecológicas. E, ao mesmo tempo, em que reforça sua marca e fortalece sua presença em um mercado crescente no Brasil.

Se o empréstimo de carros elétricos como o Seal será um sucesso para a marca, “só o tempo dirá”. Mas, sem dúvida, a estratégia de marketing da BYD conseguiu garantir ampla visibilidade. Dessa forma, colocando seus veículos de luxo na linha de frente das discussões sobre sustentabilidade, inovação e a transformação do mercado automotivo no Brasil.

Paola Rocha Schwartz
Estudante de Jornalismo, apaixonada por redação e escrita! Tenho experiência na área educacional (alfabetização e letramento) e na área comercial/administrativ
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