- A B3 (B3SA3) anunciou que está em negociação para adquirir a Neoway Tecnologia;
- No entanto, o negócio ainda não contou com a celebração dos documentos definitivos;
- A Neoway é a maior empresa da América Latina de big data analytics e inteligência artificial para negócios;
- A aquisição fortalece a estratégia da B3 em soluções tecnológicas para o mercado financeiro, que já conta com negócios similares anunciados anteriormente.
Nesta quinta-feira (14), a B3 (B3SA3) informou que está em negociação para adquirir 100% do capital social da Neoway Tecnologia Integrada Assessoria e Negócios S.A., empresa de tecnologia especializada em big data analytics e inteligência artificial para negócios. Veja os detalhes.
O que a B3 disse?
De acordo com fato relevante da B3, a empresa afirmou que os documentos definitivos da potencial operação não foram celebrados. Por isso, a eventual assinatura dos contratos será informada nos termos da legislação e normas aplicáveis.
Em síntese, a Neoway é a maior empresa da América Latina de big data analytics e inteligência artificial para negócios.
Fundada em 2002 pelo empreendedor Jaime de Paula, a companhia fornece soluções baseadas em dados para cerca de 500 empresas de diversos setores. Alguns deles, por exemplo, são: financeiro; automotivo; transporte a bens de consumo, incluindo cobrança e recuperação de créditos; construção civil; óleo e gás; e saúde.
Em sua trajetória, a Neoway recebeu investimentos de fundos como Accel Partners, Monashees, Temasek, PointBreak e Endeavor Catalyst. Nesse sentido, um IPO na Nasdaq parecia ser uma possibilidade.
No entanto, a empresa passou por uma crise: em agosto de 2019, Jaime foi afastado da presidência da Neoway após citação da companhia em conversas privadas do coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, e pelo lobista Jorge Luz, ligado ao MDB. Por isso, o conselho da Neoway fez a contratação de uma auditoria para fortalecer seus controles internos.
Ao mesmo tempo, a empresa viu seu crescimento desacelerar, tornando a venda para um investidor estratégico o melhor caminho para dar saída aos fundos.
Outras aquisições da B3
Além do possível negócio com a Neoway, a B3 (B3SA3) já deu sinais de que pretende se aprofundar na entrada em novos negócios. Em julho deste ano, a companhia anunciou uma sociedade de R$ 600 milhões com a Totvs para criar a Dimensa, empresa que oferece soluções tecnológicas para o mercado financeiro. Saiba os detalhes aqui.
Também, a B3 concluiu a compra dos 25% que ainda não detinha na BLK Sistemas no ano passado. Em resumo, a empresa é especializada no desenvolvimento de telas e algoritmos de negociação para corretoras e investidores institucionais.
Com isso, a B3 busca atuar com a venda de produtos de dados, uma tendência cada vez mais comum entre bolsas do mundo inteiro.