Notícias

Carrefour apresenta crescimento nas vendas líquidas e no e-commerce no 2T23

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O Carrefour, um dos maiores grupos de varejo do Brasil, divulgou seus resultados financeiros para o segundo trimestre de 2023. As vendas líquidas da companhia somaram R$ 25,954 bilhões, um crescimento de 8,1% em comparação com o mesmo período de 2022.

O volume bruto negociado (GMV) do e-commerce da empresa atingiu R$ 2,0 bilhões no 2T23, um aumento expressivo de 30,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado tanto pelo segmento alimentar, com destaque para o desempenho 1P que cresceu 53,7% na base anual, quanto pelo segmento não-alimentar, que apresentou um crescimento de 13,7% na base anual.

O lucro bruto da companhia atingiu R$ 5,112 bilhões no segundo trimestre de 2023, um aumento de 11,9% em comparação com o mesmo período de 2022. A margem bruta foi de 19,7% no 2T23, uma alta de 0,7 pontos percentuais em relação à margem do 2T22.

No entanto, as despesas gerais e administrativas da empresa somaram R$ 3,793 bilhões no 2T23, um crescimento de 32,2% em relação ao mesmo período de 2022.

O faturamento do Banco Carrefour totalizou R$ 14,6 bilhões no 2T23, uma alta de 13,4% na comparação ano a ano. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento de dois dígitos do cartão de crédito Atacadão (+17,7%) e pelo crescimento de 7,4% do cartão de crédito Carrefour.

O resultado financeiro líquido da companhia foi negativo em R$ 778 milhões no segundo trimestre de 2023, uma elevação de 94,6% sobre as perdas financeiras do mesmo período de 2022.

Em 30 de junho de 2023, a dívida líquida da companhia era de R$ 16,9 bilhões, um crescimento de R$ 3,2 bilhões na comparação com a mesma data de 2022.

Indicador FinanceiroValor (R$ bilhões)Variação em relação ao 2T22
Vendas Líquidas25,954+8,1%
GMV do E-commerce2,0+30,1%
Lucro Bruto5,112+11,9%
Despesas Gerais e Administrativas3,793+32,2%
Faturamento do Banco Carrefour14,6+13,4%
Resultado Financeiro Líquido-0,778-94,6%
Dívida Líquida16,9+R$ 3,2 bilhões
Alavancagem Financeira (Dívida Líquida/Ebitda Ajustado)2,17 vezes+0,21 pp

O indicador de alavancagem financeira, medido pela relação dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 2,17 vezes em junho de 2023, uma alta de 0,21 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2022.

Os resultados apresentados pelo Carrefour demonstram a resiliência da companhia em um cenário econômico desafiador, com destaque para o forte crescimento do e-commerce e a expansão das vendas líquidas. No entanto, o aumento das despesas gerais e administrativas e o resultado financeiro líquido negativo são pontos de atenção para a gestão da empresa.

Sobre o Carrefour

O Carrefour é um dos maiores grupos de varejo do mundo e uma referência no mercado brasileiro. Fundado na França em 1959, o grupo se expandiu internacionalmente e hoje está presente em mais de 30 países, empregando mais de 360.000 colaboradores ao redor do mundo.

No Brasil, o Carrefour iniciou suas operações em 1975 e desde então tem desempenhado um papel fundamental na evolução do varejo no país. Com uma ampla gama de produtos que abrange desde alimentos até eletrodomésticos, o Carrefour se destaca pela qualidade e variedade de seus produtos, sempre buscando oferecer aos seus clientes as melhores opções de compra.

Além das lojas físicas, o Carrefour tem investido fortemente em sua presença digital, com um e-commerce que oferece uma experiência de compra completa e conveniente para os clientes. O grupo também possui o Banco Carrefour, que oferece uma variedade de produtos financeiros, incluindo cartões de crédito, empréstimos e seguros.

Conhece a agenda de resultados? 

Por fim, você quer se organizar para acompanhar as datas dos Resultados do 2T23? Então, não deixe para depois e confira a Agenda de Resultados do Guia do Investidor. No calendário estão reunidas todas as datas da divulgação dos Resultados do 2T23 das empresas listadas na bolsa de valores brasileira. Claro que sempre de formas simples e prática. Dessa forma, basta acessar clicando aqui!

Sair da versão mobile