Notícias

Confira as novidades que afetam as ações da Petrobras: recompra de ações, debêntures e mudanças no conselho

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A Petrobras anunciou uma série de novidades ao mercado, e o Guia do Investidor elaborou um rápido resumo com os destaques;

A Petrobras (PETR3; PETR4) concluiu na sexta-feira (15) a oferta de recompra de títulos globais feita por sua subsidiária integral Petrobras Global Finance (PGF). O montante total pago foi de US$ 790,8 milhões, considerando os preços ofertados pela companhia e excluindo os juros capitalizados até a data de liquidação.

A estatal também aprovou seu primeiro programa de recompra de debêntures. A empresa poderá recomprar até o volume total das debêntures das 5ª, 6ª e 7ª emissões.

Segundo comunicado, o valor de recompra será de, no máximo, o valor nominal atualizado de cada série. O programa de recompra terá duração de um ano.

O que é uma debênture?

Uma debênture, de forma resumida, é um título de dívida. Ou seja, investimento em debêntures nada mais é que um empréstimo para empresas que não sejam uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário. No entanto, ao invés de recorrer aos bancos e suas altas taxas para estes empréstimos, a companhia recorre aos investidores do mercado de capitais.

Em outras palavras, funciona da seguinte forma: uma empresa necessita de uma quantidade de dinheiro para fazer algum investimento de expansão dos negócios ou, até mesmo, pagar débitos. Dessa forma, em vez de procurar um empréstimo no banco (que costuma ter custos mais altos), ela lança debêntures no mercado para captar recursos.

Reunião marcada

Ademais, o Conselho de Administração da Petrobras tem encontro marcado para esta segunda-feira (18) para decidir sobre a convocação da Assembleia Geral Extraordinária.

Na assembleia, os acionistas votarão para escolher os novos componentes do Conselho de Administração, incluindo os futuros ocupantes das cadeiras que o governo federal detém.

São nove candidatos ao Conselho de Administração para sete cadeiras em jogo. Duas hoje pertencem a acionistas minoritários e cinco ao governo federal. Os acionistas querem reconduzir os já componentes do colegiado, Juca Abdalla e Marcelo Gasparino.

Já o governo indicou cinco nomes novos e dois de atuais conselheiros, que são vistos como “margem de manobra”, caso um dos cinco seja impedido de assumir o posto ao longo do processo ou desista, como já aconteceu com outros postulantes ao comando.

E as ações?

No início da tarde, as ações da estatal operavam em alta, apoiadas pelas novidades e pelas expectativas do petróleo no mercado internacional. Confira abaixo:

Sair da versão mobile