Rogério Nacif, gerente de projetos, consultor sócio do Aquila e autor do livro “Operações Eficientes Empresas Rentáveis”, fala sobre estratégias para alcançar uma gestão eficaz
Com o cenário econômico brasileiro incerto, muitos empreendedores têm buscado alternativas para driblar a crise. Porém, mais do que isso, é necessário manter os negócios saudáveis e prósperos.
Pensando nisso, o autor do livro “Operações Eficientes Empresas Rentáveis” e consultor sócio do Instituto Aquila, Rogério Nacif, listou três dicas fundamentais. Confira:
1- “Gerencie guiado pelos demonstrativos financeiros”
Os demonstrativos financeiros (Balanço e DRE) são úteis não apenas para os contadores da empresa. Eles também são instrumentos importantes para o empresário e para a alta administração. É preciso identificar quais são os valores mais relevantes. Avalie as despesas e quais custos mais impactam o resultado. Além disso, também é preciso conhecer quais produtos mais contribuem para a receita da empresa.
Também é fundamental saber quais são os aspectos da operação que influenciam cada valor relevante do DRE. Por exemplo, se a conta de energia é significativa, levante quais são os equipamentos que mais a utilizam. Verifique se as deficiências na operação geram desperdícios.
No que se refere às receitas, questione por qual motivo não há mais vendas do produto que possui a maior margem. Em seguida, verifique se a empresa possui capacidade de produção adicional para ele, e se existem problemas na linha de produção que impedem que a performance máxima seja alcançada.
Concentre os esforços de melhoria nos pontos da operação que darão o maior resultado financeiro. Nenhum empresário ou executivo tem tempo e energia para cuidar de todos os desafios e oportunidades. Se concentre nos pontos que te darão o maior retorno.
2- “Além dos clientes, dê atenção aos profissionais e equipamentos da empresa”
Todo empresário sabe que sem clientes não existe empresa, e que para conquistá-los, deve-se oferecer os melhores produtos ou serviços. Porém, muitos esquecem que para isso a empresa precisa de profissionais qualificados e equipamentos eficientes.
Cuidar dos profissionais é essencial. Por isso, o especialista recomenda um ambiente de trabalho sadio, que ofereça facilidade de acesso aos gestores imediatos e treinamentos que o tornem melhor na sua função, além de oportunidades de participar das análises e discussões de resultados da sua área e da companhia. Fazer o colaborador se sentir uma peça importante do negócio é fundamental para que ele dedique toda a sua capacidade na melhoria da empresa.
Além disso, dê valor aos equipamentos e instalações. É incoerente quando um empresário ou gestor fica atento à troca de óleo do seu automóvel de 100 mil reais, mas negligencia a manutenção de máquinas de R$ 5 milhões ou esquece do cuidado com as lojas que recebem os clientes.
Os equipamentos e instalações devem ter planos de manutenção preventiva que assegurem uma longa vida útil e elevada disponibilidade.
3- “Selecione adequadamente os investimentos”
Fazer o investimento inicial ou complementar em um negócio gera entusiasmo. No entanto, a decisão sobre eles não pode ser impactada pelas emoções. As escolhas devem ser baseadas no alinhamento dos investimentos com a estratégia, no retorno financeiro e na análise minuciosa de fatores qualitativos que podem influenciar no sucesso do investimento.
E como algumas vezes existem riscos e fatores qualitativos envolvidos na decisão, o consultor recomenda que o grupo de pessoas envolvidas nas análises contenham diferentes perfis, tanto otimistas quanto conservadores. Assim é possível prevenir que o entusiasmo ou pessimismo exagerado interfiram na tomada de decisão.
É preciso lembrar que um investimento mal escolhido, não gera o retorno esperado e pode comprometer o caixa da companhia a ponto de inviabilizar outros investimentos futuros, já que em nenhuma empresa o recurso financeiro é ilimitado. Por fim, o profissional recomenda um acompanhamento rigoroso da implantação, para que essa ocorra dentro do prazo e do orçamento previsto.