A maior parte (62%) dos brasileiros das classes ABC com acesso à internet que perdeu renda durante a pandemia da Covid-19 ainda não conseguiu recuperá-la, segundo pesquisa C6 Bank/Ipec. O levantamento também mostra que 30% reconquistaram os ganhos que costumavam ter e 8% não souberam avaliar.
A dificuldade em recuperar a renda perdida é mais comum entre os brasileiros mais velhos. Entre os que têm mais de 60 anos, 77% relatam que não conseguiram retomar o nível de ganhos. O percentual é de 69% na faixa etária de 45 a 59 anos e de 64% entre os que têm de 35 a 44 anos.
A economista do C6 Bank Claudia Moreno explica que o forte recuo da atividade econômica durante a crise sanitária e o aumento da inflação afetaram diretamente o rendimento médio do brasileiro entre 2020 e 2021. “Houve uma recuperação no ano passado, mas a renda média em termos reais – descontando a inflação – ainda não conseguiu retomar o patamar pré-pandemia”, afirma. “Como a taxa de desemprego diminuiu, vimos a massa salarial da população crescer, mas a fatia que vai para cada um segue menor do que antes porque a geração de emprego se deu com salários mais baixos.”
Durante a pandemia, a perda de renda atingiu quase metade da população (43%) das classes ABC com acesso à internet. Outros 40% mantiveram os ganhos e 6% tiveram aumento de rendimento. Por outro lado, 11% não tinham renda nem antes nem durante esse período.
A pesquisa foi feita com 2000 brasileiros entre os dias 7 e 16 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.