Mantendo a tendência de alta desde setembro do ano passado, o dólar segue sendo a moeda mais comercializada no Brasil, com alta de 14% no volume operado em abril, quando comparado com o mês de março.
Os dados são do levantamento realizado pela Travelex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, que analisou suas operações realizadas em abril. Durante o período, foi identificado um resultado melhor que março, devido à valorização do real em relação às moedas internacionais.
Os Estados Unidos já indicam que estão chegando ao final do ciclo de alta de juros, enquanto os Bancos Centrais da Inglaterra e Europa ainda enfrentam dificuldades com a inflação, mantendo juros mais elevados.
“Devido ao cenário de indefinição dos Estados Unidos em relação ao teto de gastos, existe uma certa cautela dos investidores no mercado americano. A curto prazo, podemos esperar maior volatilidade da taxa de câmbio, apesar da aprovação do arcabouço fiscal”, comenta Jorge Arbex, Diretor do Grupo Travelex Confidence.
O relatório também apontou que, no comparativo de abril x março, o Euro teve alta de 7%, seguindo sua posição de segunda moeda mais negociada no mês, com tendência de alta desde janeiro deste ano. Enquanto a moeda inglesa – Libra Esterlina – não apresentou muita variação, registrando queda de 1%. Ainda compondo o top 5, em quarto lugar aparece o Dólar Canadense que teve alta de 19% em relação ao mês anterior, porém, ainda abaixo das médias de 2022. Em quinto lugar, o Dólar Australiano apresentou queda de 3% em relação ao mês anterior, não atingindo a média pré-pandemia.
Confira o TOP 5 de venda de moedas de abril comparado ao mês anterior e o comparativo de crescimento com o mesmo período de 2022:
|