Notícias

Governo aprova nova mudança na lei do ICMS para reduzir preços dos combustíveis

A tributação do ICMS sobre os combustíveis irá mudar! Confira como isso afeta seu bolso!

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Os últimos dias foram marcados por muita discussão sobre os preços dos combustíveis aqui no Brasil. Afinal, após as movimentações do mercado internacional de energia, o preço do barril de petróleo disparou nos últimos, o que afeta diretamente o valor de seus derivados.

Contudo, a comoção da sociedade parece não ter sido ignorada com a atualização do ICMS. Confira agora mais detalhes o que muda no seu bolso!

Assim, o presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos a Lei Complementar 192/22, que prevê a incidência por uma única vez do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, inclusive importados, com base em alíquota fixa por volume comercializado.

A nova lei foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira (11). Além das mudanças no ICMS, principal tributo estadual, o texto também altera os federais PIS/Pasep e Cofins, prevendo a isenção sobre combustíveis em 2022.

A norma é oriunda de substitutivo do Senado ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 11/20, do deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT), aprovado pela Câmara na semana passada.

As novas normas alcançam gasolina, álcool combustível, diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo, inclusive o derivado do gás natural. O querosene de aviação ficou de fora.

“É uma resposta ao clamor da população sobre esse tema”, declarou o relator na Câmara, deputado Dr. Jaziel (PL-CE), referindo-se aos recentes aumentos dos combustíveis no País. “Não é a solução definitiva, mas é um amortecimento”, afirmou o 1º vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Ramos (PSD-AM).

Sair da versão mobile