A rede espanhola de supermercados Dia fechou um acordo para a venda de 100% do capital do Dia Brasil.
Nesta sexta-feira (31), o Grupo Dia anunciou que fechou um acordo para a venda de 100% do capital do Dia Brasil.
A gestora MAM Asset, do Banco Master, viabilizou a realização do negócio por meio da criação de um fundo exclusivo. O nome do cliente não foi revelado, nem os valores envolvidos.
“O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros (mais de R$ 220 milhões)”, disse a companhia, em nota.
Após pedido de recuperação judicial na segunda quinzena de março, seguido de um processo de reestruturação que terminou com o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição, a rede espanhola pretende deixar de vez o Brasil.
De acordo com comunicado, a conclusão do negócio está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos – os credores da empresa.
Dívidas do Grupo Dia
O Supermercados Dia, não deu muitos detalhes, mais afirmou que o pedido de recuperação tem como objetivo tentar superar sua atual situação econômica e financeira.
“Desde sua chegada ao Brasil no ano de 2001, o Grupo Dia realizou grandes esforços e investimentos no país, sem que ter obtido o retorno esperado, situação que desencadeou, por fim, na decisão do referido processo de Recuperação Judicial como potencial para gerar mais estabilidade do Dia Brasil”, diz o comunicado oficial da rede.
Os balanços corporativos da companhia mostram que, em fevereiro, tinha um prejuízo líquido anual de 30 milhões de euros, cerca de R$ 163 milhões. Em todo o ano de 2022, o prejuízo foi ainda maior, de 124 milhões de euros, ou mais de R$ 673 milhões.
A empresa afirma que foram esses resultados que desencadearam o pedido de recuperação judicial, “como potencial para gerar mais estabilidade do Dia Brasil” e buscando preservar o funcionamento de sua atividade econômica e o cumprimento de seus compromissos financeiros.
Sobre o Supermercados Dia
O supermercado possui dois tipos de lojas, uma voltada para bairros de cidades grandes e outras para cidades menores. Seguindo uma política de redução de preços por meio de minimizar os custos operacionais, como por exemplo: pouca decoração da loja e os produtos são restritos a marcas com preços mais baixos, incluindo marca própria.
A rede foi criada em 1979 na Espanha e atualmente possui mais de 7.182 lojas em oito países. A bandeira Dia % é usada na Argentina, Brasil, China e Espanha.
A bandeira atua no Brasil desde 2001. Fez parte do grupo Carrefour de 2000 a 2011 e em Janeiro de 2012, tornou-se uma rede independente e passou a fazer parte do índice IBEX 35, do mercado de ações da Bolsa de Madri.