Notícias

Importação de produtos: veja as opções mais lucrativas

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

O setor de importações pode ser uma ótima oportunidade de negócio para empreendedores. Antes de adentrar esse universo, é necessário analisar o mercado e planejar minuciosamente os próximos passos. Uma das primeiras etapas é definir o produto que será importado. Existem muitas opções disponíveis, mas é preciso saber identificar as melhores alternativas.

É fundamental levar em consideração pontos muito importantes, como a demanda pela mercadoria, o fornecedor, o percentual de lucro e os custos da importação. Afinal, frete, seguro da carga, impostos, entre outras despesas aduaneiras, também estão incluídos nesse processo.

O que é preciso fazer antes de importar?

Habilite o Radar da sua empresa
Primeiramente, você precisará habilitar o Radar através do SISCOMEX, também conhecido como Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros. Esse registro permite que as empresas possam importar e exportar.

Conheça os documentos e termos do comex
Mesmo que você tenha profissionais que te ajudem com as suas operações, é fundamental que você esteja familiarizado com os documentos e termos relacionados ao Comércio Exterior. Você sabe o que é NCM? Já ouviu falar da DUIMP ou do ICMS? Essas são algumas das palavras que você ouvirá de forma recorrente. Então, o ideal é que você pesquise muito sobre esse tema.

Faça uma planilha de custos
Como foi dito anteriormente, é primordial calcular todos os gastos que vão envolver o seu negócio. Com uma planilha, você pode visualizar de maneira clara cada um dos tributos e despesas com as quais você terá que arcar.

Produtos lucrativos para importar

Há uma infinidade de bens que você pode importar. Tudo dependerá do segmento em que sua empresa atua. Ainda assim, é válido salientar algumas categorias de produtos que se destacam no comércio em geral.

1 – Artigos de casa e decoração
Esses itens têm sido cada vez mais procurados pelos consumidores, principalmente após a pandemia. Nesse conjunto, são englobados quadros, tapetes, objetos de decoração, quadros, artesanato, entre outras coisas.

2 – Aparelhos eletrônicos
Além de terem alto valor agregado, os eletrônicos importados são muito procurados por terem um preço mais baixo comparado aos vendidos no Brasil. Dentre eles, estão os fones de ouvido, smartphones, computadores, câmeras, aparelhos de massagem, entre outros.

3 – Produtos para pets
Os acessórios para os pets têm feito cada vez mais sucesso entre os donos. Por isso, esse é um ramo que tem crescido muito. Alguns dos principais objetos são brinquedos, escovas, roupinhas, camas, removedores de pelos e sanitários diferenciados.

4 – Roupas
É inegável que itens de vestuário têm uma alta demanda e possuem ótima margem de lucro. Outro ponto importante é que muitas pessoas são atraídas por produtos de marcas que ainda não estão no Brasil, ou são difíceis de se encontrar aqui.

5 – Perfumes
Os perfumes importados são objetos de desejo dos consumidores. Eles estão sempre procurando uma oportunidade de obtê-los a um valor mais baixo. Comercializando essa mercadoria, você pode atender um público vasto e diversificado, além de obter muito lucro.

Independente da mercadoria que escolher, é importante analisar os possíveis cenários e elaborar um planejamento detalhado para não cometer erros. Nas importações, um erro pode custar caro. Por esse motivo, é recomendado que você tenha auxílio de um contador e de um despachante aduaneiro para facilitar seus processos.

Sair da versão mobile