Tratando-se de vendas, a Cencosud é a maior varejista do Chile, e ela pretende fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO) em nossa bolsa, a B3 (B3SA3).
A companhia possui operações na Argentina, Colômbia, Peru e Brasil. De acordo com o CEO, Matias Videla, a varejista irá oferecer uma parte minoritária entre março e julho de 2021. O IPO visa captar US$ 300 milhões. Dessa forma, a Cencosud contratou o Itaú BBA para liderar a grande operação. Além disso, Bank of America, JP Morgan e Bradesco BBI serão coordenadores da oferta.
É um bom momento para a bolsa brasileira, em um ano com inúmeros IPOs. Com a menor taxa de juros em sua história, os investidores brasileiros migram mais rapidamente para produtos de renda variável na expectativa de melhores retornos.
De acordo com a Bloomberg, há um ritmo acelerado de abertura de capital na bolsa brasileira desde 2007. Só esse ano mais de 20 empresas abrirão capital na B3.
Além disso, Matias Videla disse a jornalistas na última sexta-feira, 27, que, no Brasil:
“o valuation pago por supermercados e varejistas está acima da média histórica e mais atraente do que no Chile. É uma oportunidade única.”
Aqui, a Cencosud possui 202 supermercados de redes como Bretas, Prezunic e GBarbosa. Assim sendo, no ano passado, 15% da receita da companhia se originou no Brasil. A companhia opera desde supermercados até lojas de departamento e de materiais de construção.
O terceiro trimestre da Cencosud
No terceiro trimestre desse ano, a varejista registrou uma receita total de US$ 3.173,09 milhões. Portanto, um pouco melhor do que o segundo trimestre do ano.
Além disso, as receitas operacionais totalizaram US$ 160,93 milhões, ante o valor negativo em US$ 23,4 milhões registrado no segundo trimestre do ano.
Por fim, vale destacar que a Cencosud teve um prejuízo de US$ -10,29 milhões.
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*Todos os valores dos resultados trimestrais foram trazidos do peso chileno a valor presente do dólar. Onde cada dólar vale CLP 761,9.