Notícias

IRB em queda: hora de comprar?

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

As ações do IRB Brasil (IRBR3) apresentam forte queda nesta segunda-feira (15), após os investidores demonstrarem preocupação sobre as condições de oferta para captar recursos demonstrados pela resseguradora, que está estudando uma oferta pública primária de ações. Mas será que o momento de queda abre novas janelas de oportunidades para apostar nas ações da resseguradora?

O caso da IRB

A desconfiança do mercado com a IRB nem sempre foi o monstro de sete cabeças como hoje. A resseguradora ja manteve o status de resseguradora mais rentável do mundo, a que mais crescia, a mais bem-sucedida, a mais cara. Enquanto as resseguradoras negociavam a pouco mais de 1x patrimônio no mundo inteiro, IRB negociava a mais de 8x.

No entanto, tudo mudou quando a corretora Squadra Investimentos revelou suas desconfianças com as práticas contábeis da companhia para o ‘mundo’.

E a premissa da corretora convenceu: os analistas elaboraram um relatório com mais de 100 páginas explicando motivos e razões que diziam que era impossível a IRB ter o desempenho dos sonhos que anunciavam pelos quatro ventos.

Do sonho ao pesadelo

A análise da Squadra passa pelo entendimento de que as companhias de seguros vendem títulos – elas recebem dinheiro antecipadamente prometendo pagar despesas futuras, como um acidente de carro.

Portanto, as seguradoras precisam de balanços sólidos (poupança de caixa) para cumprir essas obrigações futuras. Assim, os analistas entendem que a empresa não poderia ganhar tanto dinheiro, gerar tanto lucro e economizar tanto dinheiro. Devido à comercialização do negócio de seguros, o faturamento não é alto, a diferenciação não é alta e a concorrência é acirrada. Logo, a conta do desempenho dos sonhos não estava fechando.

Desde então, as ações da companhia caíram no contragosto do mercado, e a companhia até mesmo adotou ‘medidas desesperadas’ como anunciar que o próprio Warren Buffett era acionista da IRB.

A preço de banana?

A tese da Squadra passava que a IRB não tinha condições de negociar a um valuation acima de seus pares de mercado. Afinal, se a grande maioria das seguradoras possui um múltiplo de 1,2x seu patrimonio, a valorização de 8x da IRB, baseada em um resultado no minimo duvidoso realmente é de se questionar.

Desde então, a resseguradora vem passando por correções e quedas, e parece ter chegado a um ponto em que pode ser realmente uma boa hora de comprar ações da IRB por uma precificação ‘verdadeiramente atraente’.

Segundo analistas da Nord Research, hoje, após -95 por cento de queda, ela finalmente parece “barata” a 0,7x patrimônio.

O mercado ainda dúvida do desempenho operacional da companhia, principalmente após o desempenho revelado no resultado 2T22. Apesar das reduções no prejuízo, e reforço no balanço, o IRB ainda segue atrás de seus concorrentes.

Sair da versão mobile