Levantamento feito pela Visa Consulting Analytics mostra ainda que a operação online desses serviços tem ganhado mais espaço, com aumento de 24% em transações
São Paulo, 29 de abril de 2022 — O aumento da procura por veículos alugados cresceu significativamente durante a pandemia. Muitos brasileiros sem automóvel próprio viram na locação uma alternativa interessante e segura de realizar deslocamentos sem aglomeração. Dados levantados pela Visa Consulting & Analytics (VCA) mostram esse movimento e apontam que, no período de ano, entre 2020 e 2021, pagamentos efetuados com credenciais Visa para locação de carros cresceram aproximadamente 40%.
“Pela análise dos dados transacionados por meio da rede Visa, observamos que a locação de veículos tem se tornado cada vez mais habitual no Brasil. Isso mostra que as pessoas estão deixando de ter receio de alugar e estão se beneficiando do uso do automóvel sob demanda, o que traz vantagens significativas principalmente para quem adotou o modelo de home office e que atualmente se desloca com menos frequência”, afirma Oscar Pettezzoni, diretor executivo da VCA.
O serviço também passou a ser considerado uma opção interessante para quem precisa realizar viagens, a lazer ou a trabalho, curtas ou de longa distância, e não deseja utilizar meios de transportes coletivos, como ônibus ou avião. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), entre 2020 e 2021, o turismo respondeu pela metade do uso da frota das locadoras.
Dados da VCA também revelam que, no intervalo avaliado, alguns estados brasileiros apresentaram aumento de mais de 50% no uso de credenciais Visa para locação de veículos, entre eles: Piauí; Paraíba; Goiás; Tocantins e Amapá.
Já o crescimento de transações online para esta finalidade foi de 24% (Dez/20 a Dez/21). Entre os estados que mais se destacaram estão: Roraima; Rio de Janeiro; Rondônia; Tocantins e Bahia. “Com o crescimento do e-commerce, temos trabalhado com empresas do setor para aprimorar suas estratégias de combate à fraude com soluções que buscam atender cada vez melhor esse novo consumidor e essa forma mais digital de se alugar carros no Brasil”, comenta Fernando Pantaleão, vice-presidente de Soluções e Vendas para o Comércio da Visa do Brasil.