A Netflix fechou 2024 com um crescimento impressionante de 18,9 milhões de novos assinantes, superando as expectativas de Wall Street e atingindo um total de mais de 300 milhões de usuários globais. Este aumento foi o maior ganho trimestral de assinantes na história da empresa, mais que o dobro do previsto pelos analistas. O recorde anterior havia sido alcançado no primeiro trimestre de 2020, durante o início da pandemia de COVID-19, com 15 milhões de novos clientes.
A companhia atribui esse desempenho a uma combinação de fatores, como o retorno da série de sucesso “Round 6” e o crescente interesse por eventos esportivos ao vivo, como a luta de boxe entre Jake Paul e Mike Tyson, que gerou números recordes de inscrições. De acordo com a empresa de pesquisa Antenna, a transmissão desse evento superou até os primeiros jogos da National Football League (NFL) na plataforma.
A receita no quarto trimestre também foi robusta, atingindo US$10,2 bilhões, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. A Netflix prevê que as vendas continuarão crescendo mais rapidamente do que o esperado em 2025, impulsionadas por aumentos de preços em mercados chave, como EUA, Canadá, Portugal e Argentina. O plano mais popular nos EUA, por exemplo, subirá para US$17,99 mensais, com um aumento de US$2,50.
Além disso, a empresa anunciou que deixará de divulgar números de assinantes, focando mais em métricas financeiras, como vendas e lucros. Embora a estratégia de repressão ao compartilhamento de senhas tenha contribuído para o crescimento de novos clientes, a Netflix já registrou um total de 41 milhões de assinantes novos ao longo de 2024.
A introdução de programação ao vivo é vista como uma chave para o futuro crescimento da plataforma, à medida que a Netflix expande seu modelo de negócios com publicidade. Porém, a empresa projeta que os benefícios financeiros desse segmento só se concretizarão completamente até 2026.
Destaques do quarto trimestre:
- 18,9 milhões de novos assinantes no quarto trimestre
- Mais de 300 milhões de assinantes globais
- US$ 10,2 bilhões em receita, aumento de 16%
- 41 milhões de novos assinantes em 2024
- Aumento de preços nos EUA, Canadá, Portugal e Argentina
- Introdução de programação ao vivo e expansão do modelo com anúncios