Criptomoedas

Nova tecnologia pode tornar mais eficiente a validação da rede do Bitcoin

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A ZeroSync Association, uma organização sem fins lucrativos com sede na Suíça, está desenvolvendo uma ferramenta que permitirá aos usuários de Bitcoin validar o estado da rede sem precisar baixar a blockchain inteira ou confiar em terceiros para verificação.

A ferramenta está usando provas de conhecimento zero (ZK-proofs) para gerar provas ZK para a rede do Bitcoin e, assim, agilizar o processo de verificação de blocos individuais e, eventualmente, de toda a blockchain.

As provas de conhecimento zero são utilizadas no ecossistema da Ethereum, e a ZeroSync é pioneira em sua aplicação para a rede do Bitcoin.

A ferramenta promete reformular o processo de verificação da blockchain do Bitcoin, que ainda exige que os operadores de nó baixem uma grande quantidade de dados para sincronizar o estado correto da rede. A ZeroSync está usando provas de conhecimento zero para eventualmente gerar provas válidas e verificar o estado mais recente da blockchain quase instantaneamente.

A ZeroSync está em processo de construção de um cliente para download de bloco inicial rápido, bem como implementando a primeira prova completa do consenso do Bitcoin. A ferramenta do ZeroSync está atualmente em um estado de protótipo, mas tem a capacidade de provar a validade de blocos individuais, que verificam todas as regras do Bitcoin, exceto os scripts.

A ZeroSync Association foi financiada pela Geometry e pela StarkWare, mas está estabelecendo uma entidade sem fins lucrativos para permitir o desenvolvimento e a manutenção contínuos de partes interessadas na comunidade do Bitcoin.

A Lightning Labs, equipe por trás da Lightning Network, é um dos parceiros e colaboradores da ZeroSync no projeto. A ferramenta pode ser um grande avanço para a sincronização e validação da rede do Bitcoin, tornando mais eficiente e seguro o processo para os usuários.