- Trump quebra tradição e convida diversos líderes estrangeiros, como Nayib Bukele (El Salvador) e Giorgia Meloni (Itália), para sua cerimônia de posse
- Ex-presidentes como Obama, Bush e Clinton, além de gigantes da tecnologia como Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg, marcarão presença no evento
- A posse contará com shows de Carrie Underwood, Jason Aldean e a banda Village People, entre outros artistas, celebrando o evento com performances ao vivo
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, quebrou uma tradição histórica ao convidar diversos líderes estrangeiros para sua cerimônia de posse, que ocorrerá nesta segunda-feira (20).
Normalmente, chefes de Estado não comparecem a cerimônias de posse nos EUA, devido a questões de segurança, enviando diplomatas em seus lugares. No entanto, Trump decidiu fazer uma exceção e convocou várias figuras internacionais de peso para celebrar seu segundo mandato.
Entre os representantes estrangeiros confirmados está a embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti, que representará o presidente Lula, que não comparecerá ao evento.
A ausência de Lula reflete, portanto, o distanciamento entre o Brasil e o governo Trump, mas a presença da diplomata marca a “continuidade das relações bilaterais”.
Além disso, uma comitiva composta por 21 parlamentares de diferentes partidos brasileiros, como PL, Novo, Republicanos e Podemos, também viajaram para os Estados Unidos para acompanhar a cerimônia.
Líderes internacionais confirmam presença
Entre os líderes internacionais convidados por Trump, destaca-se o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o presidente da Argentina, Javier Milei.
A China será representada pelo vice-presidente Han Zheng, já que o presidente Xi Jinping não poderá comparecer. A Hungria, por sua vez, enviaria o presidente Viktor Orbán, mas ele decidiu não comparecer, de acordo com um porta-voz.
A presença de líderes políticos reflete a natureza das relações internacionais de Trump, que tem buscado estreitar laços com países de diferentes continentes.
A política externa do novo governo dos EUA promete continuar com o foco em parcerias estratégicas. Assim, com a presença de tais líderes reforçando a imagem de um governo com forte envolvimento em questões globais.
Políticos americanos e gigantes da tecnologia
A cerimônia de posse também contará com a presença de diversas figuras políticas dos Estados Unidos, incluindo ex-presidentes como Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton.
Barack Obama confirmou sua presença, enquanto Michelle Obama, sua esposa, não deve comparecer.
George W. Bush e sua esposa, Laura, também estarão presentes, bem como Bill e Hillary Clinton, que foram confirmados por fontes oficiais.
Outro destaque será a participação dos principais nomes da indústria da tecnologia. Os três homens mais ricos do mundo – Elon Musk (Tesla, SpaceX, X), Jeff Bezos (Amazon, Blue Origin) e Mark Zuckerberg (Meta) – estarão na posse de Trump.
Outros grandes empresários do setor, como Sam Altman (OpenAI), Sundar Pichai (Google), Shou Chew (TikTok), Satya Nadella (Microsoft), Tim Cook (Apple) e outros líderes do setor, também marcarão presença no evento.
Celebração cultural e apresentações musicais
Além dos políticos e empresários, a posse de Donald Trump contará com apresentações culturais de artistas renomados. A cantora country Carrie Underwood, vencedora de oito prêmios Grammy, abrirá a cerimônia com a canção “America the Beautiful”.
O tenor Christopher Macchio também cantará o Hino Nacional dos Estados Unidos, enquanto Lee Greenwood, vencedor do Grammy, se apresentará durante o evento.
No Baile da Liberdade, um dos eventos paralelos à cerimônia de posse, o cantor e compositor Jason Aldean e a banda Village People, famosa pelo hit “YMCA” – muito associado à campanha de Trump –, animarão os convidados. Outro destaque será o “convidado musical surpresa”, cuja identidade ainda é mantida em segredo.
No Baile do Comandante-em-Chefe, os presentes poderão ouvir as apresentações da banda Rascal Flatts e do cantor Parker McCollum, ambos premiados no gênero country.
Já o Baile “Luz das Estrelas” contará com o cantor Gavin DeGraw, conhecido por sua carreira solo e sua contribuição para a música pop americana.
Expectativas para a posse
A posse de Donald Trump em 2025 promete ser uma cerimônia histórica, não apenas pela presença de líderes internacionais e empresários de destaque, mas também pelas apresentações culturais e pelo simbolismo de seu retorno ao poder.
Trump, com sua abordagem única e estilo político distinto, continua a atrair a atenção de todo o mundo, e a cerimônia de posse reflete a magnitude de sua figura no cenário global.