Notícias

Produção diária da Prio dispara 28% em Dezembro: ações vão seguir a onda?

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A Prio (ex-Petrorio) divulgou ao mercado nesta quinta-feira (5), seus dados prévios de produção referente ao mês de dezembro de 2022. Assim, segundo comunicado, a petroleira produziu 40.470 barris de óleo equivalente por dia (boepd) no ano de 2022 – uma alta de 28% frente ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da prévia operacional preliminar e não auditada do mês de dezembro.

No mês passado, a empresa produziu 45.375 boepd, queda de 6% frente ao registrado em novembro e 4,7% abaixo da média do quarto trimestre, de 47.621 boepd.

Por que você deve comprar PRIO?

A Prio (Ex-PetroRio) nasceu da massa falida da HRT, que tomava risco exploratório — operava campos inexplorados. Um grande risco para uma pequena petroleira, porém um risco aceitável para as majors, com suas dezenas de bilhões no balanço.

Ebitda de Prio. Fonte: Bloomberg

Como essa estratégia era bem arriscada para a companhia, Prio decidiu mudar.

Passou a pagar um preço justo por campos maduros, com o objetivo de redesenvolver o campo (já produtor) em alto mar (offshore), por meio da redução de custos e da revitalização da produção — estendendo a sua vida útil.

Histórico de aquisições. Fonte: Prio

Seguindo essa estratégia de M&A (fusão e aquisição), Prio cresceu a sua produção ao longo do tempo, comprando campos na Bacia de Campos que fossem próximos dos ativos que já possuíam.

Assim, a companhia compartilha, entre campos, a mesma estrutura para extração do óleo, como FPSO (plataforma de processamento e armazenamento do petróleo), diminuindo o seu custo de extração por barril de petróleo (lifting cost).

Produção dos campos de Prio. Fonte: Prio

aumento da produção, saindo de 45,8 mil barris por dia, podendo chegar a 150 mil barris no final de 2024, levou a um aumento da receita em +110% e do lucro da companhia em +542% no 3T22 em relação ao ano anterior.

O grande crescimento no período se deu por conta do aumento da produção no Campo de Frade, com a perfuração de dois novos poços produtores e a diminuição do seu custo de extração (lifting cost) em -23%.

Como no longo prazo as cotações seguem os resultados, vimos um reflexo do consequente aumento de produção na valorização das suas ações.

A Nord Research mantêm recomendação de compra para PRIO3.

Sair da versão mobile