Notícias

Santander conclui venda de participação no Banco PSA Finance Brasil e Stellantis Corretora

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

O Santander anunciou o encerramento da operação de venda da totalidade das participações acionárias detidas por suas subsidiárias, que representavam 50% do capital social do Banco PSA Finance Brasil S.A., para o Stellantis Financial Service, S.A. Além disso, também vendeu 50% do capital social da Stellantis Corretora de Seguros e Serviços Ltda. para a Stellantis Services Ltd.

Com a conclusão dessa operação, o Santander não detém mais participações societárias no Banco PSA Finance Brasil e na Stellantis Corretora. Isso indica uma decisão estratégica da instituição financeira em direcionar seus investimentos e foco em outras áreas de atuação.

A venda das participações acionárias em instituições financeiras e corretoras pode fazer parte de estratégias maiores das instituições financeiras para otimizar sua atuação no mercado e concentrar recursos em segmentos considerados mais estratégicos. Essa movimentação também pode estar alinhada com a avaliação de oportunidades de negócios e a busca por eficiência operacional.

A venda das participações no Banco PSA Finance Brasil e na Stellantis Corretora pode permitir ao Santander realocar recursos financeiros e humanos para iniciativas que se alinham melhor com seus objetivos estratégicos e que podem gerar maior retorno para a instituição e seus acionistas.

A decisão do Santander de deixar de deter participações em tais empresas pode ser resultado de uma análise criteriosa das oportunidades de crescimento, riscos e retornos associados a essas participações. As instituições financeiras frequentemente avaliam seus portfólios de investimentos para garantir que estejam alinhados com suas metas de longo prazo e a evolução do mercado.

No contexto do cenário financeiro em constante mudança, ações como essa evidenciam a importância das instituições financeiras se adaptarem às dinâmicas do mercado e tomarem decisões estratégicas que visam fortalecer suas posições competitivas e entregar valor aos acionistas e clientes.

Santander zera taxa de corretagem para ações, BDRs, ETFs e fundos imobiliários

Desde o dia 22/08, o Santander Brasil isenta a taxa de corretagem para ações, Brazilian Depositary Receipts (BDRs), ETFs (fundos de índices) e fundos imobiliários de todos os clientes que operam nos canais digitais do Banco. A iniciativa faz parte da estratégia de transformar a instituição na maior plataforma de investimentos do País, levando ao investidor de varejo alguns benefícios até então exclusivos aos investidores institucionais.

A isenção é válida exclusivamente para a contratação de produtos de renda variável no autosserviço, ou seja, para quem realiza operações de compra e venda de ativos no homebroker da Santander Corretora, no app da Santander Corretora e no app do Banco, por meio do Novo Portal de Investimentos, na seção de Home Bolsa.

“Queremos oferecer atendimento de excelência ao investidor que busca maiores retornos na renda variável, especialmente neste momento de ciclo de queda da taxa básica de juros”, destaca Geraldo Rodrigues Neto, diretor de Investimentos do Santander Brasil.

Um dos objetivos, segundo o executivo, é ganhar cota de mercado tanto em investimentos quanto em renda variável. Atualmente, o Santander possui 2,6 milhões de investidores pessoa física ativos (com mais de R$ 1 mil investidos), sendo 2% em renda variável.

“Buscamos não só ampliar nossa participação no mercado de Investimentos como dobrar o market share em renda variável”, ressalta Neto.

Além disso, os clientes contam com as recomendações da equipe de Research, que acompanha 150 empresas listadas na B3 e é responsável pela elaboração de 11 carteiras recomendadas, entre elas o Algo+. “Nosso time é bastante assertivo. Tanto que nos últimos 12 meses, os trade ideas, operações de curto prazo sugeridos pelos especialistas, atingiram rentabilidade de 36%, enquanto o Ibovespa registrou ganho de 20% no mesmo período”, afirma.

Estratégia

A taxa zero de corretagem faz parte de um grande projeto de investimentos que prevê, ainda, a ampliação do portfólio de produtos, uma nova experiência digital e a criação de uma assessoria diferenciada de investimentos.

Nos últimos dois anos, foram lançados cerca de 30 novos fundos de investimentos (entre próprios, de gestoras parceiras e planos de previdência), duas novas carteiras de ações (Algo+) e quatro Certificados de Operações Estruturadas (COEs).

Já o desenvolvimento de um Portal de Investimento – em operação desde agosto de 2022 – trouxe o conceito de jornada única, permitindo ao cliente uma nova experiência digital com acesso a todos os seus dados de investimentos em um único local. O Portal fica hospedado dentro do app Santander.

Outro movimento neste sentido foi a criação, também em 2022, da estratégia AAA, uma assessoria de investimentos que atua com profissionais contratados pelo Banco com os benefícios de um emprego formal, mas com um modelo de remuneração diferenciado. Já foram contratados 1,2 mil assessores e 50 traders e a meta é chegar a 2 mil assessores e 100 traders até o final deste ano. Os assessores AAA atuam em 100 cidades brasileiras e a meta é chegar a 150 em todo o País.

Sair da versão mobile