Cessar-Fogo

Trump atribui cessar-fogo entre Israel e Hamas à sua vitória eleitoral

O presidente americano eleito atribuiu o cessar-fogo entre Israel e Hamas à sua vitória nas eleições de 2024, destacando seu compromisso com a paz e segurança

Trump atribui cessar-fogo entre Israel e Hamas à sua vitória eleitoral

Em declaração publicada na rede social Verdade Social, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o recente cessar-fogo entre Israel e Hamas só foi possível devido à sua “vitória histórica” nas eleições de novembro de 2024. Segundo Trump, sua eleição sinalizou para o “mundo inteiro” que a administração americana estaria comprometida em promover a paz e garantir a segurança dos aliados dos Estados Unidos.

Trump, que se prepara para assumir a Casa Branca em 2025, destacou que o acordo de cessar-fogo é um reflexo direto da política externa que planeja implementar. “Este acordo de cessar-fogo épico só poderia ter acontecido como resultado da nossa vitória histórica”, escreveu Trump em sua postagem, enfatizando que a vitória representaria uma mudança estratégica, com a busca por “paz através da força” no Oriente Médio.

Além de elogiar o papel de sua administração na obtenção do cessar-fogo, o republicano também mencionou os esforços da sua equipe de segurança nacional, em particular, do Enviado Especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, que, segundo Trump, trabalhará de perto com Israel para garantir que Gaza “nunca mais se torne um refúgio seguro para terroristas”. O ex-presidente também manifestou alegria pela liberação dos reféns americanos e israelenses, comemorando o retorno desses cidadãos às suas famílias.

Trump, que sempre se posicionou de maneira assertiva em sua política externa, atribuiu mudanças importantes, como o fim da verificação de fatos na Meta, a uma suposta resposta da empresa às suas ameaças a Mark Zuckerberg.

Em sua análise, o republicano reforçou que o cessar-fogo é apenas o começo de uma série de ações internacionais positivas que, segundo ele, só se consolidarão quando ele retornar à Casa Branca. “Imagine todas as coisas maravilhosas que acontecerão quando eu retornar à Casa Branca”, afirmou Trump, dando a entender que sua administração será fundamental para o fortalecimento da posição dos Estados Unidos no cenário mundial.

Sair da versão mobile