Guia do Investidor
2020 02 26t193223z 1 lynxnpeg1p26f rtroptp 4 vale sa new steel
Notícias

Novo IPO? Vale (VALE3) estuda listar divisão de metais básicos na bolsa de valores

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Vale, gigante brasileira de mineração, está considerando uma cisão ou oferta pública inicial (IPO) de sua unidade de metais básicos, após a venda de uma participação minoritária de 10%, de acordo com informações divulgadas pela Bloomberg News. A empresa espera receber as propostas finais até meados de abril. Assim que a transação for concluída, a Vale provavelmente listará a unidade ou a desmembrará em 2024, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

A Vale tem tentado destravar o valor de suas minas de cobre e níquel no Canadá, Brasil e Indonésia por anos, e agora está apostando na demanda por metais para baterias, que deve crescer à medida que o mundo se afasta dos combustíveis fósseis. A empresa já é fornecedora direta da Tesla, GM e Ford, e agora está em negociações para vender uma participação de 10% na unidade de metais básicos para a General Motors, Mitsui e o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita.

Leia mais  O que o BB Investimentos indica para Fevereiro? Confira as apostas

A Vale abordou Mark Cutifani, ex-CEO da Anglo American, para se tornar presidente do negócio de metais básicos. Cutifani, que deixou a Anglo no ano passado após quase uma década no cargo, liderou a mineradora em um dos períodos mais tumultuados em seus mais de 100 anos de história. Estava à beira do colapso em 2015 devido aos altos níveis de dívida e ao colapso dos preços das commodities. Ele então supervisionou uma recuperação dramática à medida que os preços de muitos dos produtos da companhia subiram para um recorde e posicionou a Anglo para o crescimento. Cutifani administrou anteriormente as operações da Vale em Sudbury quando era COO da Inco, a mineradora canadense adquirida pela Vale.

Não há garantia de que Cutifani receberá ou aceitará o emprego, nem de que a listagem ou spin-off vá adiante. No entanto, a venda da participação de 10% e a possível cisão ou IPO da unidade de metais básicos da Vale podem ser um sinal de uma nova estratégia da empresa para diversificar suas operações e se posicionar para o crescimento em um mercado cada vez mais competitivo.

Leia mais  As melhores ações para fevereiro segundo a Ágora investimentos
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vale (VALE3) compra participação na Aliança Energia

Márcia Alves

Vale (VALE3) vai pagar R$ 11,72 bi em dividendos

Márcia Alves

Ações da Petrobras e da Vale sofrem queda no Ibovespa

Márcia Alves

Conselheiro da Vale (VALE3) renunciou ao cargo 

Márcia Alves

Vale (VALE3) busca novo CEO até Dezembro de 2024

Márcia Alves

Vale (VALE3) está entre as melhores escolhas para dividendos

Márcia Alves

Deixe seu comentário