Guia do Investidor
Free Unsplash@towfiqu999999
Notícias

Número de famílias endividadas recuou, mas permanece em níveis altos; educadora financeira faz alerta

Segundo dados divulgados pela Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) desenvolvida pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), pela 1ª vez em 13 meses, o número de famílias endividadas recuou.

Foi de 76,3% em dezembro de 2021, um recorde para a série mensal, para 76,1% em janeiro. Carol Stange, educadora em pessoais, explica que mesmo com esse recuo, ainda é o 2º maior percentual nos últimos 12 meses.

Carol Stange ressalta que o brasileiro está vivendo no limite de suas finanças. Ela lembra também que O I-SFB, Índice de Financeira do Brasileiro, criado pelo construiu um grande banco de dados sobre as finanças do brasileiro, mede a saúde e o bem estar financeiros do indivíduo e abrange 5 conceitos de saúde financeira:

  1. Capacidade de cumprir as obrigações financeiras correntes.
  2. Ser capaz de tomar boas decisões financeiras.
  3. Ter e autocontrole para cumprir objetivos.
  4. Sentir-se seguro quanto ao futuro financeiro.
  5. Ter liberdade de fazer escolhas que permitam aproveitar a vida.
Leia mais  5 lições de educação financeira para seus filhos

Em uma escala de 0 a 100 pontos, onde as faixas de Saúde Financeira se dividem em: ruim, muito baixa, baixa, ok, boa, muito boa e ótima, a maioria dos entrevistados atingiu pontuação suficiente para ficar na faixa “muito baixa”, onde há risco de atingir uma situação financeira crítica — e por crítica, entende-se como ter um pé no endividamento crônico e o outro, na falta de controle financeiro.

É preciso “voltar uma casa”

As pessoas geralmente gostam de saber quais os melhores da e os livros mais vendidos sobre como ficar rico e investir em algo mais seguro.

Mas, alerto que precisamos voltar ‘uma casa nesse tabuleiro’. O brasileiro precisa saber quanto ganha (salário líquido), quanto gasta e com o quê, e ter planos futuros precificados e datados são os passos iniciais para qualquer um que queira ter as finanças sob controle”, alerta Carol Stange.

A educadora explica que sem esses dados, comprar da empresa da moda se resume a um tiro rápido e aleatório que, além de não contribuir efetivamente para a saúde financeira, atrapalha o pessoal e de investimentos.

Leia mais  IGP-M ou IPCA: Qual o melhor índice na hora de reajustar o aluguel?

Seis em cada dez brasileiros consideram que a maneira como cuidam das suas finanças não lhes permitem aproveitar a vida. Outros tantos convivem com estresse financeiro diário, brigas familiares e o eterno jeitinho para fechar o mês equilibrando receitas e despesas.

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Gestão financeira para iniciar seu negócio

Juros Baixos

BB Seguros faz parceria com app New School para desenvolver curso de educação financeira voltado a jovens das periferias

Guia do Investidor

Alfabetização financeira das micro e pequenas empresas brasileiras supera média de integrantes do G20

Guia do Investidor

Com Selic a 12,75%, educadora financeira alerta sobre compras a prazo

Guia do Investidor

Educação financeira: as vantagens das criptomoedas nos negócios

Guia do Investidor

49% dos brasileiro estão com faturas de cartão de crédito em aberto

Guia do Investidor

Deixe seu comentário