Guia do Investidor
pix 0411202555
Agência Brasil Notícias

Número de usuários do Pix chega a 51 milhões em março

Em funcionamento desde novembro de 2020, o Pix (sistema de transferências instantâneas do Banco Central) continua a atrair cada vez mais correntistas. Em março deste ano, o número de usuários com chaves Pix cadastradas somou 51 milhões, com alta de 72% em relação ao mesmo mês de 2021.

Os dados foram divulgados no terceiro volume da Pesquisa de Tecnologia Bancária, realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela empresa de consultoria e auditoria Deloitte. A pesquisa difere das estatísticas oficiais porque o Banco Central divulga apenas o número total de chaves Pix e de usuários cadastrados no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT).

Como cada pessoa física pode ter até cinco chaves para cada conta e cada pessoa jurídica pode ter até 20, a contagem do Banco Central vem com duplicidade de informações. O DICT também não fornece o número de usuários efetivos do Pix, mas os correntistas aptos a cadastrarem as chaves.

Segundo a pesquisa, não apenas o número de usuários está crescendo, mas também a utilização individual do Pix. Em março de 2021, apenas 2% dos correntistas tinham recebido mais de 30 Pix. No mesmo mês deste ano, a proporção subiu para 6%.

Leia mais  Campanha busca estimular consumo de leite e derivados no país

De acordo com o levantamento, o crescimento do Pix concentrou-se nas pessoas físicas, cujo número de usuários subiu mais que o das pessoas jurídicas. No entanto, o número de empresas que vão aderir ao serviço de transferência instantânea deverá subir mais a partir de 2023, porque as companhias terão terminado de adaptar os sistemas financeiros ao Pix.

Fonte: Agência Brasil

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no : abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Conab estima safra de grãos em 271,4 milhões de toneladas em 2021/22

Agência Brasil

Pesquisa indica queda de 2% no abate de frangos no país

Agência Brasil

Petrobras (PETR4) reduz preços de venda de diesel para as distribuidoras

Agência Brasil

IBGE estima safra recorde de 263,4 milhões de toneladas em 2022

Agência Brasil

Queda nas safras leva à retração da Região Sul no primeiro trimestre

Agência Brasil

Plano ABC+ entra em vigor em setembro e vai reduzir emissão de carbono

Agência Brasil

Deixe seu comentário