Guia do Investidor
polo textil de americana
Notícias

O Brasil precisa da indústria para se desenvolver, afirma presidente da Abit

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Dirigente disse que relatório do IBGE diagnosticou com precisão as consequências dos danos sofridos pela indústria brasileira

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Valente Pimentel, salientou que o fortalecimento do parque fabril é decisivo para a retomada do crescimento econômico em níveis expressivos e o aumento da competitividade do Brasil no cenário global. Ele fez a afirmação ao analisar os dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa e Produto de 2020, divulgada pelo IBGEque demonstra a queda da manufatura. Somente na década de 2011 a 2020, fecharam-se cerca de 10 mil empresas e se perderam mais de um milhão de empregos no setor.

“No segmento de confecção, representado pela Abit, ocorreram 25% dessas reduções de postos de trabalho. Somando-se esta área às de acessórios de metal e artigos de couro, chega-se à metade das vagas perdidas, ou seja, cerca de 500 mil empregos”, observou Pimentel.

Ele frisou que o próprio IBGE indicou que esses três setores enfrentam de modo mais intenso as mudanças estruturais relacionadas à evolução tecnológica, a forte concorrência internacional e maior dependência do consumo interno.

“Com o ficamos 10 anos travados nesse período, ficou muito prejudicada a evolução desses setores, que, simultaneamente, se depararam com o mercado nacional estagnado e com a concorrência, nem sempre de uma forma justa, de produtos importados”, explicou o presidente da Abit.

Assim, ponderou, “são necessárias estratégias específicas para setores intensivos na geração de empregos, como a confecção, para melhorar sua competitividade”.  

Pimentel enfatizou que muitas nações desenvolvidas estão procurando repatriar fábricas ou levá-las para mais perto de seu território, numa nova ordem mundial na qual reduzir dependências, inclusive na logística e no transporte, torna-se diferencial estratégico.

“Entretanto, o Brasil está na contramão dessas tendências. Precisamos, com urgência, de uma política industrial moderna e eficaz. Enfrentamos elevados impostos, ondas de juros altos e falta de crédito, câmbio muito volátil, insegurança jurídica e todos os conhecidos componentes do Custo Brasil. O resultado é visível no crescimento de apenas 0,3% por ano, em média, de 2011 a 2020, exatamente no período em que o IBGE aponta as perdas do setor”, avaliou.

O dirigente defendeu uma política industrial com planejamento e previsibilidade, ancorada em P&D e que contemple linhas especiais de crédito, incentivos à produção conforme vocações regionais e mercadológicas e regime tributário incentivador aos investimentos voltados à inovação, incluindo os bens de capital. Para ele, cabe ao governo, em parceria com o setor privado, fomentar a pesquisa e ciência nas universidades e institutos públicos, remover obstáculos burocráticos e promover incentivos nas áreas nas quais haja vantagens competitivas ou interesse estratégico, principalmente na agenda que envolva a bioeconomia. É essencial, ainda, realizar as reformas estruturantes, principalmente a tributária e a administrativa, para melhorar a estrutura do setor público e proporcionar melhor ambiente de negócios.

Leia mais  Indústria paulistana tem saldo positivo de 3.383 empregos no quadrimestre

Também é necessário contemplar uma política que insira o setor na chamada Manufatura Avançada, permeada pela digitalização da economia, inteligência artificial, internet das coisas, impressão 3D, robotização e o conceito de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance / Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa).

“Alta tecnologia e responsabilidade socioambiental são as novas marcas do fomento da indústria”, enfatizou Pimentel.

“Todos os setores são importantes e precisam ser estimulados para conduzir o País a um novo patamar de desenvolvimento. Porém, a indústria tem papel estratégico, pois é provedora de tecnologia e inovação, gera empregos de modo intensivo e de qualidade e produz bens e mercadorias de alto valor agregado, inclusive para incrementar nossas exportações”, afirmou o presidente da Abit.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Em queda, confiança da Indústria atinge menor nível desde agosto de 2020

Leia mais

Indústria reduz intenção em lançar produtos em janeiro

Guia do Investidor

Intenção da indústria em lançar produtos caiu em outubro

Guia do Investidor

Em queda, confiança da Indústria atinge menor nível desde agosto de 2020

Guia do Investidor

Indústria retrai intenção em lançamentos em 17,7% em agosto

Guia do Investidor

Confiança da Indústria atinge pior patamar em três anos

Guia do Investidor

Caiu: Confiança da Indústria tem queda de 2,1 pontos em julho

Guia do Investidor

Deixe seu comentário