Guia do Investidor
Metaverso 720x90 1
Esqueca renda fixa ganhe com dividendos
Carteiras Dividendos

O combo da renda passiva: 16 Ações de dividendos para janeiro 2022

Você já imaginou viver de renda? Essa pergunta mexe com o imaginário de muitos investidores e essa meta de “aposentar aos 30 anos” provavelmente é a grande responsável pela recente popularização dos investimentos nos últimos anos. 

No entanto, atualmente é preciso manter muito cuidado quando estamos falando deste assunto. Afinal, não precisa ficar mais do que cinco minutos em alguma rede social para ver alguma promessa de alta rentabilidade no mundo dos investimentos. 

Por outro lado, apesar dos “oráculos” dos investimentos maliciosos, existe sim muitas maneiras de viver de renda passiva! 

Primeiramente, quando estamos falando da bolsa de valores, já pensamos rapidamente em variação. Afinal, o mercado de ações é um mercado de renda variável. No entanto, escolhendo as ações certas, você vai conseguir a tão sonhada renda passiva e sua meta de aposentadoria na meia-idade vai estar mais perto do que nunca! Confira agora o combo da renda passiva para janeiro de 2022! 

O combo da renda passiva 

Primeiramente, você precisa entender as ferramentas que permitirão o combo. Um importante elemento atualmente é essencial para os rentistas da bolsa de valores: os dividendos. 

Leia mais  Sabesp, Raia Drogasil e mais: veja as indicações da Terra Investimentos para novembro

As ações que distribuem lucros para seus acionistas garantem uma boa rentabilidade. Além disso, o portfólio é composto por ações. Ou seja, está sujeito as valorizações de cotação! 

Pensando nisso, algumas das principais corretoras de investimentos do mercado, já estão se mobilizando para anunciar seus clientes, suas ações de dividendos favoritas dos analistas do mercado! 

O que esperam os analistas do Santander  

Em dezembro de 2021, a carteira de ações que pagam bons dividendos do Santander teve desempenho positivo de 3,38% e bateu a alta de 2,3% do Ibovespa (IBOV), seu benchmark, no mesmo período. 

No mês, a ação que se destacou foi a Cyrela (CYRE3), que subiu 15,06%. Segundo o banco, a oferta reduzida de imóveis, após anos de lançamentos limitados, o cenário de crédito positivo e o espaço para valorização do preço dos imóveis são fatores direcionadores para os papéis da companhia. 

No acumulado do ano passado, apesar da performance negativa, o portfólio também teve um desempenho melhor que o Ibovespa. Enquanto o principal índice de desempenho das ações negociadas na B3 despencou 11,93%, a carteira do Santander caiu 11,72%. 

Leia mais  Aura Minerals (AURA33) divulga dados de produção do 3T21
Empresa  Ticker  Peso 
BTG Pactual BPAC1115% 
Vale VALE312% 
Vibra Energia VBBR3 12% 
Petrobras PETR312% 
Itaúsa ITSA411% 
Alupar ALUP1111% 
Gerdau GGBR410% 
Cyrela CYRE39% 
Vivo VIVT38% 

 
O que esperam os analistas da Genial investimentos? 

Ademais, a corretora Genial Investimentos foi outra instituição a anunciar suas expectativas de dividendos para o primeiro mês do ano. Assim, a companhia retirou a Itaúsa (ITSA4) da sua carteira mensal de dividendos, para incluir os papéis da Aura Minerals (AURA33). A mudança de composição é para a recomendação de ações em janeiro. 

A carteira dividendos da Genial apresentou uma alta de 4,18% em dezembro, segundo a próprio corretora. No mesmo período, o Índice Dividendos (IDIV) obteve um desempenho positivo de 1,80%. 

Em 2021 a carteira apresenta rentabilidade negativa de 14,85%, contra uma baixa de 6,24% do índice de referência. 

A Genial diz que escolhe para as recomendações apenas ações de empresas com volume financeiro médio nos últimos três meses superiores à R$ 3 milhões. 

Leia mais  Carteira de Dividendos robusta para 2021 recomendada pela XP

Para escolha dos ativos, é priorizado a alocação em empresas com histórico de pagamento de dividendos superiores à média do mercado. 

Empresa Ticker Proporção (%) 
Aura Minerals AURA33 20 
Vale VALE3 20 
Unipar UNIP620 
Cesp CESP6 20 
Alupar ALUP1120 

O que esperam os analistas da MyCap? 

Por fim, para janeiro, a MyCap realizou duas trocas na carteira recomendada de dividendos. 

Com o intuito de construir uma carteira com empresas que possuem receitas recorrentes e diversificação geográfica, a corretora incluiu as ações de Vivo (VIVT3) e CSN (CSNA3) na composição, enquanto os papéis de Neoenergia (NEOE3) e Bradespar (BRAP4) foram retirados. 

Empresa Ticker 
Itaúsa ITSA4
Vivo VIVT3
Banco do Brasil BBAS3
CSN CSNA3 
Engie Brasil EGIE3

Faça parte do melhor grupo de investidores no Telegram: Entrar no Grupo

Siga nossas redes e não fique desatualizado do mercado:

Leia mais

Qual ação vai pagar os maiores dividendos em 2022? Descubra agora

Leonardo Bruno

Está com medo da Inflação? Confira agora 10 ações para se proteger em 2022

Leonardo Bruno

AURA33: Movimento das ações da Aura reflete o cenário, afirma CEO

Diogo Albuquerque

BTG Pactual (BPAC11) aprova programa de recompra de ações de R$ 1 bi

Diogo Albuquerque

Ações da Aura Minerals (AURA33) disparam após dados do 4T21

Diogo Albuquerque

A CSU (CARD3) vai pagar dividendos; Veja se você tem direito

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário