Guia do Investidor
166939 conheca x riscos de se investir em bitcoin 810x541 1
Bitcoin / Criptomoedas Notícias

O desafio do investimento seguro nas criptomoedas

As criptomoedas ganham destaque como opção de . Quando a primeira delas, a , começou a ser negociada em 2009, valia nove centavos de dólar. No fim de 2021, US$ 46.306,45. As preocupações relativas às transações devem-se principalmente à emissão sem lastro fiduciário, sem envolvimento das autoridades monetárias e ao anonimato.

A China, por exemplo, já proibiu operações que não sejam emitidas por seu banco central. No , as transações não são ilegais, mas carecem de monitoramento, pois não são reguladas pelo Banco Central e não se enquadram na supervisão da Comissão de Valores Mobiliários ().

O PL 2303/2015, aprovado pela Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado, contém definições sobre quais ativos seriam abrangidos pela legislação. A CVM, no Ofício 11/2018, permitiu que fundos regulados pela Instrução Normativa 555 invistam indiretamente em , por meio de transações no exterior. No documento, destaca o papel da auditoria independente. Espera-se que ela seja capaz de realizar diligências adequadas com relação a criptoativos detidos pelos fundos, aumente a confiança do usuário da informação e proporcione segurança razoável de que as demonstrações estejam livres de distorção relevante.

Apesar de a criptografia garantir segurança nas informações, a titularidade é uma questão delicada de se comprovar. Até mesmo a forma de contabilizá-las gera discussão. A International Financial Reporting Standards Foundation (IFRS) avalia que as tendem a se enquadrar como ativos intangíveis. Nas normas de auditoria ainda não há orientação específica do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB).

Leia mais  Bitcoin dispara e ultrapassa os US$ 62 mil. Hora de vender?

A governança em empresas que operam com criptomoedas é de extrema relevância, pois a posse da chave privada é o que garante a propriedade. A organização deve garantir a proteção e responsabilidade de transacioná-la em benefício dos acionistas e investidores. O auditor precisa entender, avaliar e validar a eficácia dos controles internos de proteção durante o ciclo de vida das chaves privadas ligadas às transações em criptomoedas, para concluir se os riscos são adequadamente gerenciados. Porém, não pode acessar tais chaves, pois o conhecimento do código por terceiros pode ferir a confidencialidade.

Pode ser necessário apoiar-se na tecnologia para criar sistemas que consigam examinar transações registradas nas carteiras virtuais sem comprometer a confidencialidade e segurança dos ativos. Em artigo publicado em The International Journal of Digital Accounting Research, os autores destacam a importância de contratar especialistas para verificar aspectos intrínsecos às criptomoedas.

Os auditores independentes brasileiros vêm desenvolvendo ferramentas e procedimentos consistentes. Com educação continuada e corpo técnico cada vez mais especializado, capacitam-se para atender às expectativas da sociedade. O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil conta com um Comitê de Tecnologia e Inovação e Grupos de Trabalho, para abordagem de temas relevantes, além de promover discussões com especialistas sobre criptomoedas e .

A auditoria independente contribui para aumentar o grau de confiança nas informações contábeis apresentadas nas demonstrações financeiras da organização auditada. É vital que os investidores tenham consciência de que suas aplicações estejam em linha com o seu perfil e entendam os riscos em investir em um mercado cheio de oportunidades, mas ainda com muitas incertezas.

Leia mais  A bolsa é o melhor investimento do ano

Por Valdir Coscodai, do Ibracon — Instituto de Auditoria Independente do Brasil.

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Bloomberg inclui os 50 principais ativos de criptografia

Guia do Investidor

WINkLink Projeto | WINkLink Criptomoeda: Saiba os segredos dela

Fernando Américo

Celer Network Vale a Pena? Celer Network Projeto: tudo sobre

Fernando Américo

DigiByte O que É? DigiByte Projeto: Tudo sobre a Criptomoeda

Fernando Américo

Chia Coin Vale a Pena? Chia Coin Como Minerar e mais

Fernando Américo

Nano Criptomoeda Projeto | Nano Criptomoeda Como Comprar?

Fernando Américo

Deixe seu comentário