Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

O fim dos IPOs? Madero desiste de IPO e desistências chegam a 12 em janeiro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

2022 está se apresentando como o ano do risco no mercado de capitais. Afinal, além das expectativas ruins para o mercado, como as altas taxas de juros e o fato de 2022 ser um ano eleitoral, 12 empresas que estavam preparando seus processos de listagem em Bolsa — IPO na sigla em inglês — anunciaram sua desistência para a CVM! Confira agora mais detalhes.

Madero e ISH Tech se juntam a lista.

A rede de restaurantes Madero e a ISH Tech, empresa de cibersegurança do Espírito Santo, desistiram de abrir seus capitais na B3. Com isso, já chega a 12 o número de empresas que abandonaram (ao menos temporariamente) a ideia de realizarem IPOs somente em janeiro. Com a alta dos juros, os investidores estão pouco dispostos a tomar risco de empresas novas no mercado. Fontes disseram ao Broadcast que a Corsan, estatal de saneamento do Rio Grande do Sul, também deve adiar sua oferta. 

Leia mais  IPO da Viveo, holding da Cremer e Mafra Hospitalar, vem aí

O processo de IPO é um importante marco para um companhia. Afinal, ser listada em Bolsa abre um gama de novas possibilidades para atração de recursos e de visibilidade para a empresa. Desse modo, fornecendo as ferramentas necessárias para expandir e reformular a estruturação de suas operações.

Portanto, a decisão das companhias não parece nenhum exagero quando olhamos o histórico de 2021. Um ano que não foi nem um pouco receptivo para as estreantes da Bolsa. Afinal, a grande maioria dos IPOs de 2021 derreteram. 

2022 se apresenta ao mercado como 2021: parte dois, devido à semelhança dos aspectos econômicos gerais. No entanto, ainda conta com a aproximação da eleição. 

Afinal, o mercado começou a precificar a questão fiscal (ampliação de gastos), possíveis escolhas do próximo mandato (ainda que apenas no mundo das ideias), além das complicações do cenário internacional que afetam nossa economia. 

Nos siga no Google News
Leia mais  IPO do ChatGPT vem aí?

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Telegram quer IPO e valuation de US$ 30 bilhões

Márcia Alves

MRV que se cuide? IPO da incorporadora Pacaembu vem ai

Leonardo Bruno

Oportunidade ou Furada? Queda de 80% desde IPO marca ações da Petz

Leonardo Bruno

IPOs irão voltar para a B3?

Leonardo Bruno

Seca de IPOs vai terminar em 2024? Confira as candidatas

Leonardo Bruno

IPOS 2024: Eles finalmente irão voltar?

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário