Guia do Investidor
Como utilizar juros compostos e lucrar mais
Notícias

O fim dos juros baixos? Países ao redor do mundo estão lutando contra a inflação

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • As principais economias do globo estão se movendo para aumentar os juros.
  • O movimento busca corrigir a inflação global, e já está afetando os mercados.

Quem está levemente familiarizado com políticas econômicas sabe muito bem a receita para combater a inflação: a alta dos juros. Com a recente crise global provocada pelas consequências do Covid na escala global de produção, aliada com a crise gerada pelos conflitos entre Rússia e Ucrânia e suas sanções econômicas resultaram em uma inflação generalizada no globo. Para lutar contra esta inflação, os bancos centrais estão correndo contra o relógio para ajustar as taxas de juros.

O Fed (Banco Central americano) elevou as taxas nesta semana em 0,75 ponto percentual para uma faixa de 1,50% a 1,75%. O que animou os mercados e as ações dos EUA comemoraram seus maiores ganhos desde 1994.

Leia mais  Títulos atrelados à inflação têm o melhor desempenho de outubro

A valorização dos principais índices se baseia na expectativa de que decisões mais conservadoras agora signifiquem intervenções mais acomodatícias no futuro.

“Não acho que um movimento desse tamanho seja incomum”, disse o presidente do Fed, Jerome Powell, em entrevista após o anúncio da nova taxa.

Mesmo assim, se os dados de inflação não melhorarem, ainda é uma boa maneira de fazer o mesmo em próxima reunião de política monetária.

Do outro lado do Atlântico, o Banco da Inglaterra (BoE) elevou os juros para 1,25% na manhã desta quinta-feira, feriado no Brasil. A taxa de juros de referência do Banco da Inglaterra superou 1% pela primeira vez desde 2009, o que também foi uma façanha. Seguindo seus pares, o SNB, o BC da Suiça, também elevou as taxas de juros na quinta-feira pela primeira vez desde 2007.

Ademais, o Banco Central Europeu (BCE) também alertou que vai apertar a política monetária em julho e retomar as operações em setembro. Por isso, sinalizou com antecedência que aumentaria as taxas mais duas vezes.

Leia mais  PIB: o que é e qual sua importância?

Apesar das críticas de que o BCE precisa de tempo para melhorar suas armas contra a inflação, o banco se defendeu da necessidade de reorganizar o mercado de títulos soberanos da zona do euro. Eles negociaram de forma tão diferente que levou o BCE a anunciar a criação de uma ferramenta para evitar a discrepância e, por sua vez, uma crise de financiamento ou rolagem da dívida.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reajustes dos planos de saúde superam a inflação

Fernando Américo

Governo tem rombo recorde nas contas em fevereiro: R$ 58,4 bi

Rodrigo Mahbub Santana

Diferença de juros entre Brasil e EUA é a menor desde 2020

Márcia Alves

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Juros dos EUA foram mantidos na faixa de 5,25% a 5,50%

Márcia Alves

Inflação pelo IPC-S sobe na segunda quadrissemana de março

Fernando Américo

Deixe seu comentário