Guia do Investidor
Metaverso 720x90 1
Colunistas

O futuro ou bolha? Até onde vai a febre dos Games NFT?

Se você é um investidor antenado, com certeza já ouviu falar da febre do momento: os games NFT! Essa nova abordagem trouxe um outro uso para as criptomoedas, de forma prática no meio da nossa economia real. No entanto, será que estes jogos de blockchain chegaram para ficar?

A economia e as oportunidades

Quando entrei no curso de economia, recebia praticamente todos os dias a mesma pergunta: o que faz um economista?

Bom, um economista estuda história, filosofia, sociologia… tudo o que é necessário para entender o comportamento humano. Este estudo, claro, não é sem objetivos. Precisamos entender o comportamento das pessoas, para bem, prever o comportamento da sociedade. A lógica é essa.

Com isso, podemos dizer se o consumo da população vai realmente aumentar em decorrência a um auxílio de renda, por exemplo (vide o caso do auxílio emergencial em 2020).

É trabalho do economista identificar riscos, mas também oportunidades. E hoje se existe uma grande oportunidade esperando para ser agarrada, ela existe no surgimento dos games NFT.

As vezes não temos a dimensão do potencial de certas medidas. E eu pessoalmente, gosto de falar de números para dar algo, um recorte mais definido, digamos assim.

Leia mais  Light Nite Token | Light Nite Quanto Ganha: tudo sobre game Blockchain

Você tem noção do tamanho da indústria dos jogos em 2021?

Essa pergunta às vezes pode parecer meio redundante. Quem está antenado ao mercado financeiro, sabe que esta é uma indústria bilionária e que vem movimentando milhões e milhões de dólares todos os anos.

Contudo, muitas vezes, na prática, não temos a dimensão que estes números existem fora da tela do noticiário.

Um dos jogos mais famosos atualmente, é Call of Duty Warzone. Se trata de um jogo de tiro, de sobrevivência, onde seu objetivo é praticamente, atirar e sobreviver.

Call of Duty Warzone 2019 2020.03.23 - Propenso tiro da MORTE propenso a matar jd6 bacalhau da morte callofdutywarzone callofduty battleroyale battleroyale battle royale GIF
Call of Duty Warzone

Você pode nunca ter ouvido falar, afinal, games online não são populares entre todas as faixas etárias como outras indústrias mais conservadoras, como a do cinema, por exemplo.

Mas uma coisa é inegável: isso faz sucesso e os números provam isso. Ainda em Abril deste ano, a desenvolvedora do game publicou em seu perfil oficial que mais de 100 milhões de pessoas já jogaram o battle royale do CoD em alguma plataforma.

Leia mais  Neon District Token | Neon District Coin: tudo sobre novo game NFT

Para efeitos dramáticos e comparativos, a população da Alemanha é de cerca de 84 milhões de pessoas. Se este número não impressiona, pense nesta outra comparação.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 212 milhões de habitantes. Será que pelo menos metade disso (106 milhões) foram ao cinema pelo menos 1 vez em 2021?

As grandes desenvolvedoras vão abraçar os NFTs?

O potencial existe, mas o ponto que ainda precisa de evolução antes dos jogos NFTs tomarem “vida própria” são as grandes desenvolvedoras.

Afinal, os grandes jogos do mercado, os ditos triple AAA, possuem orçamentos milionários de produção, além de grandes equipes com os melhores profissionais do mundo. Assim, não é surpresa que este mercado arrecade suas grandes cifras, devido a este investimento. Por outro lado, os jogos blockchain (atualmente) vem na contramão deste movimento. Criados com pouco orçamento e equipes reduzidas, praticamente, em muitos casos, apenas como uma desculpa para minerar crypto e vender NFTs. Em muitos casos (muitos mesmo) os jogos blockchain são apenas uma cópia (tosca) de alguns dos games mais populares do mundo.

A grande maioria dos games atuais (principalmente os competitivos) possuem seus próprios sistemas de monetização, com suas moedas próprias, que podem ser trocadas por skins de personagens e vantagens. Aqui acho que já está claro que estas moedas “premium” podem ser adquiridas com dinheiro real.

Assim, a premissa para a existência de criptomoedas e NFTs já está mais do que madura nesta indústria. Resta saber quanto tempo vai demorar para as grandes companhias do mundo dos games entrarem de vez no Metaverso das Criptomoedas.

Faça parte do melhor grupo de investidores no Telegram: Entrar no Grupo

Siga nossas redes e não fique desatualizado do mercado:

Leia mais

Mafagafo NFT | Mafagafo Token: é golpe? Análise do Game

Fernando Américo

Zodiacs quebrou? Criptomoeda de Game NFT cai mais de 90%

Fernando Américo

Zodiacs V2 NFT: O que esperar da nova versão de Zodiacs?

Fernando Américo

3 criptomoedas do Metaverso que você deve ficar de olho em 2022

Fernando Américo

Aqui estão as 5 melhores criptomoedas para investir em 2022

Fernando Américo

Economia cíclica: a estratégia secreta de investimento dos economistas

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário