Guia do Investidor
post locacao de imovel mendes ortega 940x627 1
Notícias

O que analisar antes de alugar um imóvel na atualidade?

Seja pelo preço elevado dos à venda ou pelo momento atual de vida, há pessoas que têm optado pelo aluguel de casas e apartamentos, buscando ambientes que sejam confortáveis e que gerem gastos compatíveis com a renda. De acordo com estudo do Google, o termo “ de imóveis” teve aumento de busca de 57% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, como exemplo, segundo levantamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Campinas, divulgado em fevereiro deste ano, na cidade, a procura por perto de faculdades e universidades cresceu 40%.

Neste cenário torna-se ainda mais importante analisar diversas questões antes de um , evitando dores de cabeça e gastos fora do planejamento. Levando isso em consideração, Eduardo Menegatti, CEO da Vivalisto, primeira e maior plataforma de gestão transacional para compra e venda de imóveis, que facilita o trabalho das imobiliárias, e corretores, listou dicas para que interessados em alugar casas e apartamentos façam ótimos negócios nos dias de hoje. Confira:

Procure por um corretor de confiança: Corretores possuem um importante papel quando o assunto é imóvel, já que fazem a ponte entre todas as pontas. Porém, as pessoas precisam ter certeza que os profissionais que as ajudarão estão devidamente regularizados no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), trabalhando com honestidade.

“Os verdadeiros corretores atuam como consultores, ou seja, entendem os objetivos e gostos dos clientes e buscam pelos imóveis mais adequados, pensando nas pessoas e não no que é melhor para eles. Antes de escolher um profissional, a dica é entender quem ele é, como atua e buscar por referências. Além dos corretores autônomos e imobiliárias locais, há profissionais associados com inovadoras, o que garante ainda mais segurança na negociação

explica o CEO da Vivalisto.

Tenha certeza que as questões burocráticas estão corretas: Segundo Menegatti, documentações, contratos e demais questões burocráticas precisam estar em perfeito estado, para que não haja, futuramente, estresses e dores no bolso.

“Ter certeza de que todos os documentos estão certos é uma questão de segurança. Assim, pessoas podem e devem contar com o auxílio dos corretores de imóveis, que mais uma vez, devem agir com honestidade”, diz.

Veja se o imóvel está em boas condições: Analisar cada detalhe durante a visita do imóvel para alugar é fundamental.

“Durante a visita presencial é essencial olhar com atenção aspectos como paredes, pintura, fechaduras e pisos, e entender o atual estado da parte elétrica e hidráulica, conferindo o funcionamento de torneiras, lâmpadas e demais componentes da casa. Analisar se o local já possui alguns móveis também é importante, principalmente, pela questão financeira. Atualmente, também é interessante escolher uma casa ou apartamento que possua escritório ou bom espaço para trabalhar e estudar, pensando na tendência do home office”

afirma o CEO da Vivalisto.

Escolha um imóvel com uma boa localização: Estar perto de locais de interesse, sejam estes , trabalho ou faculdade é importante, de acordo com Menegatti.

“A localização é um aspecto que não pode ser deixado de lado visto que sempre estamos em busca de praticidade. Andar pelo bairro para entender o que há por perto e calcular o tempo de deslocamento da casa até lugares importantes, são atividades a serem feitas antes de fechar um

informa.

Considerando os tópicos citados acima, as chances de sucesso são certeiras na hora de escolher um ambiente para alugar. Entendendo o próprio estilo de vida e necessidades específicas de cada um, e analisando todos os aspectos, será possível que pessoas façam as melhores escolhas.

Nossas redes:

Leia mais

Aluguel em Brasília acumula sete meses consecutivos de alta, segundo Wimoveis

Guia do Investidor

Preço do aluguel no Rio de Janeiro sobe 8,4% em 2022, segundo Imovelweb

Guia do Investidor

Vendas de imóveis sobem 6,2% no primeiro trimestre de 2022, aponta indicador ABRAINC-FIPE

Guia do Investidor

Confira cinco dicas para acertar em cheio na compra de um imóvel na planta

Guia do Investidor

Após recuperar perdas da pandemia, preço do aluguel cai em São Paulo

Guia do Investidor

Imposto de Renda: como reduzir a alíquota ao declarar a venda de um imóvel

Guia do Investidor

Deixe seu comentário