Guia do Investidor
Capa Padrao GDI 1 2
Guias

O que é 6G? Tudo sobre tecnologia que substituirá o 5G

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Durante a Guerra Fria — conflito ideológico entre os dois maiores blocos do século passado, EUA com o capitalismo e a União Soviética com o comunismo — todo avanço foi usado para a Guerra. Nesse sentido, a internet surgiu. Atualmente, ela avança por fronteiras e se espalha impressionantemente. A Novidade da vez é o “6g”. Confira nesse artigo o que é 6g? E como isso substituirá o 5g.

De fato, a internet realmente transformou tudo e todos, existe um mundo antes e depois desse invento. Assim, mandar uma mensagem para um amigo, por exemplo, tornou-se algo rotineiro, compartilhar memes e figurinhas no WhatsApp? Nem se fala. Nesse contexto de dependência da rede mundial de computadores nos habituamos a velocidade.

Em segundo plano, a rede mundial domina e nos une à diferente lugares ao redor do globo. De tal modo que protagoniza um fenômeno que é fonte de estudo para filósofos e sociólogos conhecidos como “globalização”.

“O número de usuários ativos (os que acessam a rede regularmente) no mundo se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas em janeiro, de acordo com o estudo Digital 2022: Global Overview Report, publicado pelo site Datareportal. Isso representa quase 63% da população do mundo.

Segundo o estudo, somente no ano passado, 192 milhões de pessoas se tornaram usuários da internet, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. O relatório ressalva, porém, que esse número pode ter sido maior ainda, uma vez que as restrições impostas pela pandemia da covid-19 dificultam a coleta de dados mais fidedignos.”

Insper.edu

Quer aprender a investir em uma moeda virtual voltada para a internet? Saiba tudo.

Evolução da Internet — O que é 6G?

Entretanto, causando uma dor de cabeça nos usuários é a famosa “demora” da internet, quer seja da sua operadora, quer seja da sua casa. Tal problema é comum, visto que, da mesma maneira que qualquer serviço pode atrasar, semelhante ocorre com a internet.

Sob esse viés, existe uma “linha do tempo” que mede a rapidez com que os dados trafegam em rede:

image 75
Velocidade da internet com o tempo — O que é 6G?

A Volatilidade com que o mundo da tecnologia se movimenta é impressionante, se o 5g ainda é novidade aqui no Brasil, fora dele, já se fala em “6g”. Nessa lógica, o que, de fato é 6g? Em perspectiva, ele é a sexta geração da internet com capacidade de até 95 Gigas por segundo.

Leia mais  Brasil quer preparar empresas para a "Indústria 4.0"

Entenda o que significa o “g” da evolução — O que é 6G?

Em primeiro lugar, existem uma série de símbolos com a finalidade de indicar não só a categoria da tecnologia, mas também a qualidade/velocidade. Essa letrinha “g” é a GPRS termo em inglês que significa “Pacote Geral de serviço de rádio”.

Em suma, quanto maior o número, mais recente é a geração, portanto mais rápida a conexão é. Assim, este detalhe molda a corrida pela velocidade da internet mundial.

1° Geração (1G) – Voz

Sob esse viés, a primeira geração tomou posse na década de 1980 com os celulares. Nesse sentido, pela invenção ainda ser recente, a dificuldade em se comunicar na escala mundial era altíssima, isso ocorreu, pois, diferentes padrões foram usados pelas nações.

o que é 6G
Primeiro celular da história – PT550 – O que é 6G?

Outro ponto a destacar, era que esse aparelho funcionava de modo analógica, como um rádio. Portanto, somente a voz pode ser transmitida. Com seus poucos, 2.4kb por segundo.

1G é a pioneira, existiam problemas com a tecnologia analógica, alguns deles eram a baixa qualidade da transmissão do áudio, pouca segurança e a pouca bateria dos celulares

lifeWire

2° Geração (2G) – SMS

“A Grande revolução tecnológica” como foi chamada a passagem entre o 1G para o 2G. À vista disso, foi a vez da Austrália consolidar a sucessora no mundo da internet. Assim sendo, a principal mudança foi a passagem do sinal analógico para o digital, o que permitiu uma melhor comunicação.

Além disso, aqueles ruídos, dificuldade nos sinais, até mesmo interferências começaram a desaparecer. O usuário poderia, agora, escolher se mandaria uma mensagem em texto ou por voz.

Sem mencionar o salto de 2.4 kb por segundo, para 50kb por segundo ( Unidade de medida para velocidade de internet )

A Revolução foi tamanha que alguns países concordaram em criar um padrão de transmissão, o GSM. Em sequência, seus descendentes o EDGE e o GPRS protagonizaram os “2.5G” e “2.75G” — mediadores da tecnologia, contudo ainda usavam a base da segunda geração -.

“2.5G introduziu um novo pacote de switch que era mais eficiente que o comun 2G. Isso levou ao 2.75G que proporcionou uma velocidade de três camadas. Ainda assim, eles não foram definidos propriamente como “padrões de conexão móvel”, mas sim como estratégia de marketing para vender celulares”

LifeWire

o que é 6G
Celular 2g

Percebe-se, ademais, que à medida que a capacidade de transmissão de dados acresce, os celulares vão se modernizando.

3° Geração (3G) – Velocidade, chamadas de vídeo e internet

Já nessa 3° Geração, em 2001, ela consolida o acesso à internet em estações de trabalhos, celulares, computadores entre outros. Agora, era possível compartilhar fotos, vídeos e navegar em websites. Tal geração foi responsável por diversificar as maneiras de acessar a internet, bem como baratear alguns protocolos de rede.

Leia mais  IPO da Cloudflare vem aí. Veja informações

Nesse contexto, criou-se o padrão “UMTS”, que tem por inicial a ideia de transpor os dados do antigo GDM para essa tecnologia. Por fim, ele alcançou a incrível marca de 2 MEGAS por segundo, o que equivale a aproximadamente a 40x mais rápido que o 2G.

“A Conexão combina algumas características do 2G com outras mais avançadas, as quais se baseiam em uma combinação de especificações portáveis que correspondem a um novo padram de transmissão mundial”

TechModena

Já no Brasil, a pioneira foi a operadora vivo

A primeira operadora a oferecer 3G no Brasil foi a Vivo em 2004 com a tecnologia que atinge velocidades de até 2 Mbps. No entanto, a cobertura ficou limitada a poucas cidades, nas quais muitas possuíam cobertura parcial (algumas regiões de cada município).

Vivo

Comercial Vivo 3G – O que é 6G?
Mobile Time - Desligamento do 2G e 3G opõe fornecedores de rede e  fabricantes de celulares
Exemplo de celulares 3G – O que é 6G?

4° Geração (4G) – Jogos online, velocidade e estabilidade.

Em posterior, 2010, era ínico da (4°) Revolução da tecnologia de transmissão de dados – internet -.Sob essa visão, algo básico comum na passagem de gerações, é a busca pelo menor peço e o aumento da segurança de redes.

Assim sendo, o sistema da vez foi o LTE, base da tecnologia 4G, ele corresponde aos atuais protocolos IP(s)- responsável por aumentar a capacidade de usuários simultâneos na rede -. Por isso, o invento conseguiu a proeza de ampliar a velocidade de tráfego para incríveis 100 MEGAS , isto é, 50x maior que a antecessora.

Outro ponto, é a redução na “Latência” – tempo de saída de um dado da máquina para a resposta do servidor destino -. Em outras palavras, é o tempo de resposta, isso pode ser relevante para o público que joga online, por exemplo, os quais necessitam de agilidade e dinamicidade.

“Com a chegada da rede LTE/4G, criou-se um sistema de tráfego de dados por IP. Esse sistema é denominado Evolved Packet System e demanda uma arquitetura baseada em dois principais blocos: a rede de acesso por rádio LTE e o Evolved Packet Core (EPC).”

khomp

o que é 6G
4G – O que é 6G?

Logo, por apresentar um sistema com fácil compatibilidade, o 4G pode se comunicar co as antigas gerações sem quaisquer problemas. Basicamente, o 4G divide o sinal em pequenas “bandas”, assim facilita que o tempo de resposta seja menor.

5° Geração – Internet das Coisas

What is IoT? How does it work?
Internet das Coisas – o que é 6G?

O Avanço da humanidade, nessa questão, vai além de rapidez, mas sim a palavra de ordem é “integração”. Para ilustrar, imagine uma casa inteligente, isto é, conectada ao extremo, luzes automatizadas, sistema de segurança, uma geladeira que faz pede as compras para você. Parece loucura? Mas é a realidade.

O fenômeno descrito é a “”Internet das coisas”, de modo breve, consiste em aplicar a internet em aparelhos, ora eletrodomésticos, ora mecânicos. Esse invento marca o início de uma era, o futuro já chegou.

Em termos técnicos, com o 5G é possível alcançar na casa dos GIGAbytes por segundo, representando muita coisa. Dessa maneira, conectar múltiplos dispositivos já uma realidade.

Leia mais  Tecnologia: a fórmula da transparência

5G no Brasil

O 5G ainda é novidade ao redor do mundo. São poucos os países que contam com a tecnologia mais avançada, chamada de 5G “standalone” (SA) ou 5G “puro”, que deve começar a funcionar no Brasil a partir de 2022.A maioria dos locais em que a conexão está disponível utiliza o padrão DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, da sigla em inglês), que oferece maiores velocidades, mas utiliza a infraestrutura existente do 4G. É o caso de algumas cidades brasileiras, por exemplo.

G1

Embora seja uma novidade para países em desenvolvimento como o Brasil, o 5G foi leiloado e algumas empresas já se preparam para a modernidade. Notícia animadora para todos os consumidores, posto que, quanto mais investimento na área, menor serão os custos para o usuário final.

A Winity II Telecom, ligada ao Fundo Pátria, venceu a disputa pelo primeiro lote do leilão do 5G. Com isso, o Brasil contará com uma nova operadora de telefonia móvel com autorização para oferecer o serviço em todo o país.

G1 – 2021

6° Geração (6G) — Ampliação da realidade — O que é 6G?

A China lançou o primeiro satélite do mundo equipado com a tecnologia 6G. Um foguete com outros 12 satélites, sendo 10 argentinos e dois chineses, decolou de uma base área no norte do país. O satélite 6G garante uma conexão 100 vezes mais rápida do que o 5G.

CNN – O que é 6G? – 2020

o que é 6G

Assim que essa notícia foi ao ar, a população surpreendeu-se com a ideia do 6G, já que mal chegou o seu antecessor. Tal invento promete quebrar a barreira da ficção e integrar o mundo físico, biológicos e virtuais. Soa um tanto quanto arriscado, mas alguns pesquisadores asiáticos e europeus já desenvolvem o próximo nível da “internet das coisas”

Com promessas de transmitir incríveis 1000 GIGASbytes por segundo, o 6G coloca as inteligências artificias como centros integradoras do processo.

Ele permitirá (6G) uma variedade de casos de uso em entretenimento, educação, fabricação e navegação, transformando a maneira como vivemos, aprendemos, trabalhamos e viajamos. São necessários estojos internos e externos, onde a experiência perfeita do usuário nas áreas de atividade alvo deve ser garantida

Huawei — O que é 6G?

O que é Metaverso - Guia para iniciantes - BeInCrypto Brasil
Outrossim,  a promessa do "MetaVerso" de Mark Zuckerberg poderá ser consolidada em seu ápice, posto que a conexão máquina-homem estará mais afiada. Isso ocorre, pois, com a alta velocidade — na casa dos TERAbytes por segundo —  o tempo de resposta, a "latência" será reduzida de maneira extrema.  Em resumo a tecnologia promete avançar todo e qualquer processo de interligação, se hoje em dia já estamos conectados, imagina avançar a tal ponto. Desse modo, a humanidade vai além da própria invenção militar da Internet, com novos propósitos e finalidades.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

LinkedIn entra na era dos vídeos e potencializará negócios

Fernando Américo

Microsoft lança ferramenta de IA voltada para finanças

Mateus Sousa

Apple desiste da produção de carros elétricos

Mateus Sousa

Tecnologia à serviço do crime: a vez do clone de voz

Autor Convidado

Intel e Microsoft se juntam para produção de novos chips

Márcia Alves

Nvídia (NVDA): IA vai levar a outro balanço acima das projeções?

Autor Convidado

2 comentário

Fernando 15/07/2022 at 20:44

O homem é bom, tá? Brabo demais.

Responder
Carloz 22/11/2022 at 13:27

O homem é bom, tá? Brabo demais.

Responder

Deixe seu comentário