O que é “buy, overweight, underweight, outperform” e outros jargões nas análises de ações?

O que é “buy, overweight, underweight, outperform” e outros jargões nas análises de ações?

1 de abril de 2019 0 Por Diego Dias

Entenda o significado dos jargões utilizados nas análises de ações e a importância deles na hora de conferir os relatórios!

Entender os jargões utilizados nas análises de ações, como “buy, overweight, underweight”. São habilidades essenciais para os novos investidores, e pode ser um desafio e tanto.

Principalmente aos que optam por gerenciar a própria carteira sozinho. Entre tanto para o novo investidor que ainda não possui tanto conhecimento.

Entender os termos utilizados nas recomendações dos profissionais é muito importante. Pois no início são essas recomendações servirão como guias para o seu sucesso na bolsa. Saiba mais.

Saiba o que são recomendações absolutas

As recomendações são absolutas, quando os analistas certificam-se de que o valor do ativo irá oscilar. Logo é preciso estar atento para não perder uma grande oportunidade no mercado.

Caso os analistas identifiquem que os preços das ações irão subir a recomendação será “BUY”. Essa expressão indica ao novo investidores de que é um bom momento para comprar ações.

Agora quando for ao inverso, situação onde os analistas acreditam que o valor irá cair os jargões são diferentes. São “SELL” ou “REDUCE” que significa que o ideal é vender tudo ou algumas frações.

Quando o seu ativo está obtendo um resultado já esperado e sem grandes riscos de oscilação, o comando é “HOLD”. Indicando que é melhor que deixe tudo como está.

Recomendações Relativas

Já as recomendações relativas são quando existe sim grandes chances de oscilação. Mas não é possível cravar se as cotações vão subir ou cair em uma análise feita em um espaço isolado. Assim se as perspectivas mostrarem que é possível que suba além do que era esperado utiliza-se “OUTPERFOM” ou “ OVERWEIGTH”.

Se a perspectiva de desempenho for de que se manterá sem oscilar, os jargões são “NEUTRAL”, “MARKET PERFORM”, “PEER FORM”.

No caso, se a expectativa é de que o desempenho será abaixo do esperado as expressões usadas são “UNDERWEIGHT” ou “UNDERPERFORM”.

Todas essas expressões são usadas para identificar os ativos e indicar aos investidores que vendam, comprem ou simplesmente mantenham o ativo.

Conheça os tipos de análises

Existem métodos utilizados por analistas, e através dele que são feitos os relatórios e as recomendações para sua carteira. São exatamente 2 tipos: Análise Fundamentalista e a Técnica.

A fundamentalista é feita através de textos que mostram a performance da companhia e a sua situação econômica. A situação dos setores e a atuação das empresas também são utilizados como base. Principalmente na hora de apontar as instituições mais sólidas e com os preços mais aceitáveis.

A análise técnica, tem como base gráficos para identificar os bons momentos de compra e venda da bolsa de valores.

Os Relatórios trazem também informações relevantes sobre vida financeira da empresa e dos dados a respeito do mercado. Informações como o lucro líquido, patrimônio líquido, o valor patrimonial por ação e o Dividend Yield.

Normalmente esses dois tipos de análises não se misturam. Entretanto hoje em dia há corretoras que confeccionam seus relatórios utilizando os dois modelos de visão. Assim trazem em uma mesmo relatório tanto a análise técnica como também a fundamentalista.

Outros Jargões

Hoje em dia são anexados, gráficos com o desempenho do ativo e recomendações de “stop win”, em seus relatórios. Assim caso o objetivo tenha sido alcançado o investidor pode encerrar a operação com lucro.

Há também o “Stop Gain” que é quando o ativo chega em um valor recomendado que se encerre a operação ainda com lucro. Seu uso é indicado quando existe chances de não atingir o objetivo.

O “Stop Loss” é muito utilizado e importante. É recomendado quando a cotação do ativo chega ao mínimo de perda aceitável. Sugere então que seja encerrada a operação com prejuízo, visto que a chance de o valor continuar caindo é grande.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/