Guia do Investidor
Screenshot 1
Criptomoedas Notícias

O que é mineração de Bitcoin? Como funciona?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A mineração de Bitcoin é o processo de decifrar um algoritmo e ganhar criptomoedas como forma de recompensa. No entanto, esse processo requer alto investimento em equipamentos e tecnologia avançada.

O que é a mineração?

A mineração de Bitcoins é um processo matemático bastante complexo. Pois exige a resolução de enigmas computacionais, por meio da qual são geradas as novas moedas digitais.

Para realizar a mineração, são necessários equipamentos extremamente potentes. Ou seja, são necessários computadores com ultra capacidade de processamento para decifrar tais algoritmos.

Como proteger seus Bitcoins: Não perca dinheiro nas quedas

No entanto, a capacidade de mineração vai diminuindo com o tempo. Pois as equações matemáticas a serem resolvidas vão tornando-se cada vez mais complexas, visto que o Bitcoin está limitado em 21 milhões de moedas.

Em relação a mineração do Bitcoin, o processo está em encontrar a sequência de dados do algoritmo “hash” dessa moeda. Então, a busca por essa sequência fica cada vez mais difícil.

Assim como uma commodity, a taxa de produção de Bitcoins começa a reduzir ao longo do tempo. Então, em algum momento futuro não será mais possível produzir novos Bitcoins.

Leia mais  Mais de 80 países querem lançar suas próprias moedas digitais

Assim como o ouro e outros metais preciosos, o Bitcoin foi projetado com um limite de mineração. Já existe uma previsão de que o último “satoshi” – 0,00000001 de Bitcoin – será minerado no ano de 2140.

Qual o papel dos mineradores?

Os mineradores tem um papel fundamental no mercado de criptomoedas no mundo todo. Pois eles são os responsáveis em validar todas as informações que transitam na Blockchain.

Ou seja, todas as operações de compra e venda das moedas digitais nas Exchanges são validadas pelos mineradores. Eles “emprestam” a sua capacidade de processamento computacional para a Blockchain.

Assim, os mineradores são a peça fundamental dentro da rede das criptomoedas. Com isso, seu trabalho é remunerado tanto pela criação de novos Bitcoins quanto pela validação da Blockchain.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Autor de "Pai Rico Pai Pobre" alerta: "Se prepare para o crash, compre Bitcoin"

Leia mais

Investir em Bitcoin é seguro? Vale a pena em 2024?

Arthur Piassetta

Especialista: Alta do Bitcoin ainda não começou; previsão de US$ 300.000

Fernando Américo

Bitcoin se aproxima de novo recorde e FLOKI lidera ganhos

Fernando Américo

Como armazenar suas criptomoedas e evitar roubo por hackers

Márcia Alves

BRICS adota Blockchain para novo sistema de pagamentos

Fernando Américo

Bitcoin bate recorde histórico, mas sofre queda brusca em seguida

Fernando Américo

Deixe seu comentário