Guia do Investidor
o que e family office
Guias

O que é um Family Office? 5 passos para entender como funciona

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Para quem vê de fora, ter muito dinheiro parece ser solução para praticamente todos os problemas. Mas quem administra grandes fortunas sabe que ele costuma também traz uma série de questões complexas: a gestão do patrimônio em si, governança, administração de imóveis e bens móveis, contabilidade, planejamento sucessório, e diversas questões tributárias. É para isso que existem os family offices: são escritórios com times especializados que oferecem assessoria completa para as famílias de alto poder aquisitivo.

O que são Family Offices?

Resumidamente, Family Offices são escritórios de investimentos especializados em gestão de fortunas, focado em famílias com alto patrimônio. Family Offices gerenciam as carteiras de investimentos destas famílias.

Não existe um modelo a ser seguido. Cada família/negócio tem suas particularidades. É preciso analisar o tamanho do patrimônio, perfil da família, seus custos de vida, vocação dos herdeiros, necessidade de liquidez, laços interfamiliares, entre outros fatores.

 Sigrid Guimarães
Sigrid Guimarães

“Uma consultoria profissional pode trazer um olhar isento, que permite fazer as perguntas apropriadas, e os instrumentos disponíveis para a proteção adequada dos investimentos. Com uma análise racional, é possível planejar uma transição entre gerações de forma pragmática e segura, além, é claro, de fazer aquele patrimônio crescer e estar blindado em tempos de crise. É um trabalho totalmente personalizado, não existe fórmula pronta”, explica Sigrid Guimarães, sócia e CEO da Alocc Gestão Patrimonial, que possui escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A executiva destaca também que o mercado de family office ficou ainda mais aquecido desde o início de 2020. “A pandemia de covid-19 fez com que as famílias passassem a se preocupar com a organização financeira, inclusive o público mais jovem”, afirma.

Por isso, elaboramos cinco passos para você entender como funciona um family office.

  1. O serviço: assessoria completa para as famílias, muito além dos investimentos. Aborda análise patrimonial e do padrão de vida familiar, planejamento tributário e sucessório, previdência e seguros, empoderamento dos herdeiros, entre outros.
  2. Como funciona: um family office tem como objetivo trazer tranquilidade e liberdade para as famílias atendidas, gerindo o patrimônio e os orçamentos da mesma.
  3. Quem pode ter? Famílias com alto poder aquisitivo.
  4. Tipos disponíveis: Single family office: estrutura montada para atender uma única família com serviços exclusivos; ou Multi family office: estrutura que presta um serviço para várias famílias ao mesmo tempo.
  5. Na prática: São responsáveis pelas finanças familiares, atuando no dia a dia para planejar e gerir aquele patrimônio. Orientam os clientes sobre as aplicações dos recursos financeiros mais indicadas para os seus perfis e objetivos; constroem um bom colchão de liquidez (reserva de emergência considerando pelo menos 36 meses do custo de vida daquela família); fazem planejamento de aposentadoria e também o planejamento sucessório, assegurando aos herdeiros o resguardo patrimonial; entre outras atividades.
Leia mais  Family Office: O que significa esse conceito?

Entendendo mais os Family Offices

Um family office oferece uma ampla gama de serviços adaptados para atender às necessidades dos HNWIs. Da gestão de investimentos à assessoria de caridade, os family offices podem oferecer uma equipe dedicada de especialistas para atender esses clientes.

As empresas familiares podem exigir estruturas de planejamento sucessório, como a criação de trusts ou uma fundação para os ativos da família. Dada a complexidade dessas situações, os clientes podem utilizar um family office para ajudar a gerenciar os ativos e alinhar interesses.

Além disso, o family office também pode lidar com questões não financeiras, como ensino privado, organização de viagens e arranjos domésticos diversos.

É importante ressaltar que a gama de family offices difere amplamente. Enquanto um cliente pode precisar de conselhos de alto nível de vários especialistas, outro cliente pode precisar de um family office para organizar suas necessidades de estilo de vida. As muitas disciplinas de um Family Office

Fornecer aconselhamento e serviços para famílias ultra-ricas sob um plano abrangente de gestão de patrimônio está muito além da capacidade de qualquer consultor profissional. Requer um esforço bem coordenado e colaborativo de uma equipe de profissionais das áreas jurídica, de seguros, investimentos, patrimônio, negócios e impostos.

Leia mais  E quando você não estiver aqui?

Por fim, muitas vezes, um family office oferece planejamento financeiro de alto nível por meio de uma abordagem integrativa. Combinando gestão de ativos, gestão de caixa, gestão de risco, planejamento financeiro, gestão de estilo de vida e outros serviços, os family offices ajudam os clientes a navegar no complexo mundo da gestão de patrimônio.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

E quando você não estiver aqui?

Autor Convidado

Volume financeiro sob gestão de patrimônio alcança R$ 328,1 bilhões em junho

Guia do Investidor

Volume administrado por gestores de patrimônio chega aos R$ 321,6 bilhões em 2021, crescimento de 22,3%

Victor Rodrigues

Family Office: O que significa esse conceito?

Diego Dias

Private Banking e Wealth Management: Qual é a diferença?

Guia do Investidor

Deixe seu comentário