Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

O que faz uma ação subir ou cair na bolsa de valores?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Você sabe o que faz a bolsa chacoalhar? Pois se não sabe é isso que iremos explicar nesse post. Afinal, tecnicamente, o que faz as ações e a bolsa de valores como um todo caírem e subirem?

Bom, de forma técnica, as bolsas de valores obedecem a lei da oferta e da demanda. Dessa forma, quanto mais os investidores e/ou as instituições estiverem interessados e dispostos a comprar determinado ativo mais ele vai se valorizar. Portanto, afirmar que quanto menor esse interesse, mais o ativo cai, é correto.

Aqueles que fazem o mercado de capitais tomam suas decisões de compra/venda com base em expectativas futuras. Afinal, o valor de uma empresa nada mais é do que o quanto ela pode gerar no futuro trazido a valor presente. Assim sendo, o cenário político e econômico representa uma parte significativa nessas expectativas.

Sabemos que o chacoalhar da bolsa vem da oferta e demanda, e que essa oferta e demanda é alterada pelas expectativas dos investidores. Mas afinal, o que de fato interfere nessas expectativas?

O Senhor Mercado

De acordo com Benjamim Graham, em seu livro O Investidor Inteligente, de 1949, o mercado, em termos atuais, seria como um investidor “bipolar”. Assim sendo, ele muda de forma drástica seu humor devido a boas e más notícias. Portanto, fazendo com que as bolsas subam e desçam loucamente – gerando a famosa volatilidade.

Saindo de 1949 e vindo até 2020, vimos de perto toda essa “loucura”. Em março, com a onda de coronavírus chegando em solo tupiniquim, o Ibovespa derreteu, amargando 6 circuit breakers. Entretanto, poucos meses depois vimos o foguete decolar e ainda ousando fechar o ano no verde.

Leia mais  Confiança do Consumidor cai 0,4 ponto em outubro

Acontece que a história dos mercados está repleta de capítulos como esse. Podemos citar vários para ilustrar esse texto, como o famoso crash de 1929, a “segunda-feira negra” de 1987, onde o índice Dow Jones despencou 22,61% num dia, a bolha das ponto.com e também a crise financeira de 2008. Entretanto, assim como a crise de 2020, essas também passaram, pois o mercado funciona assim, em ciclos.

Bom, mas quais são os principais pontos que influenciam as tais expectativas dos investidores? Aqui iremos pontuar dois que consideramos mais importantes, que mexem de forma geral com a bolsa e abrigam dentro de si pontos em comum.

Desempenho econômico

O desempenho da Economia de um país afeta diretamente a bolsa de valores, afinal, ela é composta por empresas da economia real. Dessa forma, um cenário de crescimento, com elevação do PIB, inflação controlada e juros baixos contribuem e muito para a bolsa. Isto porque os investidores ficarão mais otimistas e dispostos a assumir mais risco.

Além disso, vale destacar que se economia global estiver boa, as coisas ficam ainda melhores. O motivo disso é a criação de um cenário onde dificilmente as empresas terão dificuldades no curto prazo.

Leia mais  Petrobras e Vale sobem, mas Bolsa tem queda; Hapvida e varejo se destacam nas perdas

Assim sendo, mais investidores irão querer investir, atraindo o capital estrangeiro, que é mais um ponto positivo. Afinal, em nosso mundo globalizado e sem fronteiras para o dinheiro, investidores buscam oportunidades em todos os cantos do mundo. Portanto, se, por exemplo, o Ibovespa estiver desempenhando bem e houver boas perspectivas futuras, as expectativas dos investidores estrangeiros aumentarão, trazendo dólares para nossa economia e apreciando nosso querido Real.

Liquidez Financeira

Decidimos trazer esse ponto de forma destacada pois nesse momento dos ciclos econômicos é imprescindível falar sobre. Afinal, com o choque causado pela pandemia do novo coronavírus, os governos se viram obrigados a injetar dinheiro na economia. Portanto, aumentando consideravelmente a liquidez.

Somado a isso – como dito anteriormente – vimos as bolsas se recuperarem de forma aceleradíssima. O que teoricamente era de se esperar. Afinal, quando há muita liquidez no mercado, os preços das ações tendem a inflar.

Contudo, mais um elemento se junta a essa combinação: a inflação. Bom, há dinheiro sobrando, não é mesmo? Dessa forma, as pessoas irão comprar ainda mais, aumentando a demanda em relação à oferta disponível de produtos. Com isso, gerando a inflação, a velha conhecida dos brasileiros.

Leia mais  Acordo entre BNDES e Sebrae cria fundo para pequenos negócios

Sabemos o que essa combinação gera. Se disse “bolhas financeiras”, acertou. De acordo com a ONU, podemos estar em uma agora mesmo, confira aqui. Isso ocorre pois, com os preços inflados devido à liquidez, quando a queda vem – e sempre vem – vem forte, causando prejuízos à Economia.

Conclusão

Após debater sobre esses dois grandes pontos, espero que tenha entendido mais sobre o que faz a bolsa subir ou descer. E lembre-se que o Senhor Mercado pode ser irracional em certos momentos.

“A curto prazo o mercado é uma máquina de votação, mas, a longo prazo, o mercado é uma balança.”

Benjamim Graham.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dados de 3 mil chaves Pix são vazados comunica Banco Central

Agência Brasil

M. Dias recomprará até 3,5 milhões de ações

Márcia Alves

Dos 48 estaleiros no Brasil, 15 estão desativados ou sem demanda

Agência Brasil

Apostas online só poderão ser feitas por PIX ou débito

Agência Brasil

Ambiente político é o fator mais prejudicial à economia

Fernando Américo

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário