Guia do Investidor
O que são Dividendos? Dividendos o que significa: tudo sobre
Guias

O que são Dividendos? Dividendos o que significa: tudo sobre

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O mercado está lateralizando alguns meses, como faz para ganhar dinheiro mesmo nessas épocas, talvez sua resposta esteja nos dividendos, mas o que são, o que significa?

Confira!

O que são Dividendos?

De forma simples e resumida, os dividendos são a distribuição de parte dos lucros de uma empresa para uma classe de seus acionistas, conforme acordado pelo conselho de administração da companhia.

Isso é muito importante para a distribuição dos lucros da companhia, porque mesmo aqueles acionistas minoritários são elegíveis para receber os dividendos, desde que possuam as ações antes da data ex-dividendos.

O começo dos dividendos

O pagamento dos dividendos está previsto no artigo 202 da Lei 6.404/76, também chamada de Lei das Sociedades por Ações, que deixa a cargo da própria empresa a definição da porcentagem, da data e da forma como eles serão pagos aos sócios.

No entanto, quando a empresa abre capital na bolsa de valores além da Lei das Sociedades por Ações, a empresa entra em mais uma jurisdição. O conceito por trás dos dividendos não é muito complexo de entender.

Desse modo, os dividendos são como as empresas distribuem seus lucros aos acionistas. Quando uma empresa paga dividendo, cada ação da empresa que você possui lhe dá direito a um porcentagem do pagamento definido de dividendos.

Então vamos lá!

Imaginamos que você tenha 10 ações de uma empresa cuja o total de ações da mesma, seja 100 ações.

Nesse sentido, você tem 10% da companhia. Então, caso a companhia venha a distribuir 10.000 reais para os acionistas, você recebera 10% do montante alocado para os dividendos.

Desse modo, 10% do montante alocado para a distribuição, será no valor de 1.000 reais. No entanto, os dividendos podem ser em dinheiro, ações adicionais ou até mesmo garantias para comprar mais ações.

Contudo, no exemplo descrito anteriormente, usamos a distribuição em dinheiro, para ficar mais fácil o entendimento. Tanto empresas privadas quanto públicas pagam dividendos.

Se uma empresa optar por pagar dividendos, ela poderá ser distribuída mensal, trimestral ou anualmente. Além disso, os rendimentos distribuídos poderá ser de forma não recorrente, isso caberá apenas a empresa existir, e podem ser pagos de forma irregular. Dividendos o que significa

Dessa maneira, o conselho de administração pode optar por emitir dividendos ao longo de vários prazos e com diferentes taxas de pagamento.

Como as empresas distribuem o montante?

O que são Dividendos? Dividendos o que significa: tudo sobre

O primeiro passo antes de uma empresa distribuir os valores, é conferir se podem liberar esses valores e como será feito.

Isso porque empresas menores, consideradas small caps costumam segurar mais os lucros, para reinvestir na própria companhia e continuar crescendo.

Um dividendo é uma recompensa paga aos acionistas por seu investimento no patrimônio líquido de uma empresa, e geralmente se origina do lucro líquido da empresa. Contudo, como destacado anteriormente, a maior parte dos lucros seja mantida dentro da empresa como lucros retidos.

Isso porque os lucros retidos representam o dinheiro a ser usado para as atividades comerciais contínuas e futuras da empresa — o restante pode ser alocado aos acionistas como dividendo.

Além disso, as companhias ainda podem fazer pagamentos de dividendos mesmo quando não fazem lucros adequados. Eles podem fazê-lo para manter seu histórico estabelecido de fazer pagamentos regulares de dividendos.

Outro detalhe que ainda não entramos no assunto, são as ações preferenciais e ordinárias, que também entra diferentes classes de ações, tem diferença nos valores de dividendos. Dividendos o que significa

Ações

Na bolsa de valores brasileira quanto em bolsas internacionais as ações de uma empresa são representadas por letras e números. Uma sequência que identifica a empresa no momento da negociação.

Contudo, na B3 as regras são um pouco diferentes. Dessa maneira, as classes de ações estão sendo representadas por três números principais e diferentes que indicam qual o tipo de papel estará sendo negociado.

Ações Ordinárias

Ações ordinárias representadas pelo código de negociação com final 3 tem uma peculiaridade. Sua característica principal é a garantia de direito a voto em caso de uma assembleia de acionistas.

Contudo, isso não acontece regularmente para os pequenos investidores. Somente os investidores majoritários ou os que possuem maior quantidade de ações tem o direito ao voto.

Leia mais  Cyrela (CYRE3): empresa anuncia o pagamento de R$ 217 milhões em dividendos

Dessa forma, não fazendo muito sentido o investimento em poucas ações desse tipo. Contudo, o tipo de ação ordinária oferece ao investidor uma garantia chamada de tag along. O que garante uma proteção para o acionista caso haja mudança de controle acionário. Dividendos o que significa

Ações preferenciais

Ações preferenciais se caracterizam por apresentarem o final 4 em suas ações. Sua principal característica é garantir a preferência na divisão de dividendos e do juros sobre o capital próprio entre acionistas.

Outra característica dessa ações é que, caso haja pedido de falência de uma empresa, os acionistas também têm um direto. Direito esse de recuperar parte do que foi investido em primeiro lugar.

Outro ponto positivo das ações preferenciais é a maior liquidez de seus papéis negociados na bolsa de valores. Dessa forma, tornando as ações mais líquidas e com as melhores perspectivas para os investidores.

Como principais desvantagens estão em não dar ao acionista o direito ao voto nas assembleias. Muito menos garantir o tag along caso haja falência da empresa, o que é garantido por Lei nas ações ordinárias. Além disso, as ações preferenciais também podem ter duas subdivisões. Em classes A e B o que gera códigos com finais 5 e 6 respectivamente. Cabe ao investidor verificar cada código antes de realizar o investimento.

Unit

Os certificados de depósito de ações ou ações Units são ativos compostos por outros ativos, ou ativos diferentes. Com o final de seus códigos terminando com a numeração 11.

O que compõe uma ação Unit são as diversas ações que formam o ativo. Dessa forma podendo esse ativo conter ações preferenciais, ações ordinárias e bônus de subscrição.

Contudo, cada empresa define como serão formados os ativos, como também decidem quais ações irão compor a Unit da empresa. Porém, não necessariamente as Units precisam ter um determinado número de ações ON, PN ou bônus.

São exemplos de Units as da Sanepar (SAPR11) na qual é formada por duas ações preferenciais e uma ação ordinária na sua carteira. Assim, como as do Banco Santander (SANB11) que tem em sua carteira uma ação preferencial e uma ação ordinária.

Também é característico desse tipo de ação alguns direitos garantidos, como nas outras ações. Sendo assim, os acionistas que possuem Units tem o direito de votar em assembleias. Assim como, também tem a preferência em receber os lucros e proventos.

Sempre respeitando as proporções de ações que fazem parte da carteira de investimentos. Em grande parte das vezes as empresas formam Units para garantir um aumento de liquidez. E assim, influenciar um melhor valor da empresa na B3.

Ações Ordinárias vs Ações Preferenciais

Existem dois tipos principais de ações: ações ordinárias e ações preferenciais. Investidores cotidianos que investem em ações individuais geralmente detêm ações ordinárias.

No entanto, as ações ordinárias sempre tenham direito a voto, se oferecerem um dividendo, não é garantido. Isso porque mesmo que uma empresa tenha pago dividendos de ações ordinárias regularmente por anos, o conselho de administração pode decidir acabar com isso a qualquer momento. Dividendos o que significa

Contudo, as ações preferenciais, por outro lado, geralmente têm uma maior reivindicação de dividendos. Embora não tenham direito a voto, os acionistas preferenciais têm mais certeza de receber dividendos a uma taxa fixa, sendo priorizados para receber pagamentos de dividendos perante acionistas comuns.

Dessa maneira, esses pagamentos regulares e definidos significam que as ações preferenciais funcionam como títulos.

Os preços das ações preferenciais geralmente também estão sendo consistentes como os preços dos títulos e podem não oferecer o potencial de crescimento que a maioria das ações ordinárias faz.

No entanto, caso uma empresa falir, os acionistas preferenciais recebem pagamentos perante acionistas comuns.

Entretanto, todos os detentores de títulos da empresa, no entanto, são pagos antes dos acionistas preferenciais.

Com que frequência os montantes são pagos?

Normalmente no Brasil, as empresas geralmente pagam dividendos trimestralmente, embora algumas paguem mensalmente ou semestralmente. O conselho de administração de uma empresa deve aprovar cada dividendo.

Em seguida, a empresa anunciará quando o dividendo será pago, o valor do dividendo e a data do ex-dividendo.

“Os investidores devem possuir as ações até a data do ex-dividendo para receber o dividendo.”

No entanto, após a companhia aprovar os rendimentos a serem pagos, o próximo passo é protocolar (informar) a decisão na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vinculada ao Banco Central. Dividendos o que significa

Além disso, como dito anteriormente, os pagamentos não necessariamente precisam ser recorrentes, com isso, você precisa ficar atento as datas.

Isso porque quem investe em ações precisam saber não somente o dia em que os lucros serão distribuídos, mas também as data ex e data com. No entanto, se você não souber o que essas datas correspondem, não se preocupe, que vamos te ajudar nisso!

O que é data ex e data com?

Os conceitos da data ex e data não são difíceis quanto parece. Isso porque no próprio documento disponibilizado pela companhia através da CVM destaca quais dias serão a data ex e a data com.

O que são Dividendos? Dividendos o que significa: tudo sobre

Os pagamentos de dividendos seguem uma ordem cronológica de eventos, e as datas associadas são importantes para determinar quais acionistas se qualificam para receber o pagamento de dividendos.

Leia mais  Bradespar (BRAP4) propõe o pagamento de dividendos no valor de R$ 600 milhões

Os dividendos estarão sendo anunciados pela administração da empresa na data do anúncio (ou data da declaração) e devem ser aprovados pelos acionistas antes de serem pagos.

Nesse sentido, você não precisa fazer nenhuma análise para receber as datas, pois a própria companhia repassa as informações. Além disso, como destacado, no próprio documento consta a “data ex dividendos” e o montante que será pago por cada ação ou cota. Dividendos o que significa

A data em que expira a elegibilidade dos dividendos é chamada de data de ex-dividendos ou simplesmente a ex-data.

Por exemplo, se uma ação tiver uma ex-data de segunda-feira, 5 de maio, então os acionistas que comprarem as ações on ou depois desse dia NÃO se qualificarão para obter o dividendo porque estão comprando-o on ou após a data de vencimento dos dividendos.

Nesse sentido, os acionistas que possuem as ações um dia útil antes da ex-data — ou seja, na sexta-feira, 2 de maio, ou antes — receberão o dividendo.

No entanto, a data com é a data de corte, estabelecida pela empresa, a fim de determinar quais acionistas são elegíveis para receber um dividendo ou distribuição.  Ou seja, apenas os acionistas titulares de ações até a data-base mencionada, ou antes, terão direito a receber algum valor desse provento.

E por último, acreditamos que seja a data mais importante para aqueles que estão pensando nos dividendos, a data de pagamento, onde a empresa emite o pagamento.

Empresas que pagam dividendos

É comum que empresas maiores e mais estabelecidas, com lucros mais previsíveis são, muitas vezes, as melhores pagadoras de dividendos. Além disso, empresas que já tem mercado consolidado e não tem onde expandir.

Dessa maneira, essas empresas tendem a emitir dividendos regulares porque buscam maximizar a riqueza dos acionistas de maneiras além do crescimento normal. Dividendos o que significa

Observa-se que as empresas dos seguintes setores da indústria mantêm um registro regular de pagamentos de dividendos:

  • Materiais básicos
  • Petróleo e gás
  • Bancos e finanças
  • Saúde e produtos farmacêuticos
  • Utilidades

Isso acontece porque as empresas desses seguintes setores da indústria, já estão com mercado consolidados, com um market share interessante. No entanto, startups e outras empresas de alto crescimento, como as dos setores de tecnologia ou biotecnologia, não podem e nem conseguem oferecer dividendos regulares.

Como essas empresas podem estar nos estágios iniciais de desenvolvimento e incorrer em altos custos (assim como perdas) atribuídas à pesquisa e desenvolvimento, expansão de negócios e atividades operacionais, elas podem não ter fundos suficientes para emitir dividendos.

Mesmo as empresas que fazem lucros no início e no meio do estágio evitam fazer pagamentos de dividendos se estão visando um crescimento e expansão acima da média e querem investir seus lucros de volta em seus negócios em vez de pagar dividendos.

Por que comprar ações focadas em dividendos?

Ações que pagam dividendos podem fornecer um fluxo de renda estável e crescente. Os investidores normalmente preferem investir em empresas que oferecem dividendos que aumentam ano após ano, o que ajuda a superar a inflação. Dividendos o que significa

Além disso, os dividendos costumam ser mais propensos a serem pagos por empresas bem estabelecidas que não precisam mais reinvestir tanto dinheiro de volta em seus negócios.

Os dividendos sobre ações ordinárias não são garantidos. No entanto, uma vez que uma empresa estabelece ou levanta um dividendo, os investidores esperam que ela seja mantida, mesmo em tempos difíceis.

Como os dividendos são considerados uma indicação do bem-estar financeiro de uma empresa, os investidores muitas vezes desvalorizarão uma ação se acharem que o dividendo será reduzido, reduzindo o preço das ações.

Os investidores que buscam investimentos em dividendos têm uma série de opções, incluindo ações, fundos mútuos, fundos negociados em bolsa e muito mais.

O modelo de desconto de dividendos ou o modelo de crescimento gordon pode ser útil para a escolha de investimentos em ações. Além disso, os dividendos podem sinalizar que uma empresa tem fluxo de caixa estável e é boa em gerar lucros.

Dessa maneira, os montantes distribuídos podem fornecer aos investidores receitas recorrentes. Ainda mais que, os pagamentos também podem ajudar a fornecer informações sobre o valor intrínseco de uma empresa. Isso claro, com a ajuda de outros indicadores financeiros, como payout (taxa de pagamento de dividendos), div.yield e entre outros.

Taxa de pagamento de dividendos

Os conselheiros dizem que uma das maneiras mais rápidas de medir a segurança de um dividendo é verificar sua taxa de pagamento, ou a parcela de seu lucro líquido que vai para pagamentos de dividendos.

Se uma empresa paga 100% ou mais de seu lucro, o dividendo pode estar em apuros. Em tempos mais difíceis, os ganhos podem cair muito baixo para cobrir dividendos. Dividendos o que significa

Leia mais  Procurando as melhores ações de Dividendos para Novembro? Confira as apostas da Terra investimentos

De um modo geral, os investidores procuram taxas de pagamento que são de 80% ou menos. Como o rendimento de dividendos de uma ação, a taxa de pagamento da empresa será listada em sites de corretoras financeiras ou online.

Isso é muito importante ficar atento, porque empresas podem estar queimando caixa para manter um indicador financeiro alto, como algumas companhias já fizeram, fazendo que os indicadores se mantenham estáveis, contudo, não estão saudáveis.

Small Caps vs Proventos

O mercado financeiro é bastante volátil, e diversificado. Você encontra empresas focadas em crescimento, dividendos, meio a meio. Dessa maneira, cabe você como um investidor, escolher qual faz mais sentido para você.

É normal que empresas de crescimento, conhecidas como small caps, distribuem poucos dividendos, porque retêm a maior parte dos lucros obtidos em suas operações e praticamente não distribuem os dividendos para os acionistas.

Isso acontece para que as companhais consigam manter um caixa forte, para que tenham capital para investir no próprio negócio. No entanto, é provável que esteja perguntando o que faz as pessoas, os investidores a investirem nessa companhias.

Não tem muito segredo, tem diversos jeitos que a companhia pode dar retorno para os acionistas, podemos destacar duas delas, por meio de dividendos ou de crescimento da companhia. Dividendos o que significa

Nesse sentido, as empresas de crescimento utilizam esse lucro reinvestido nos seus negócios, fazendo com que a companhia cada vez, venha valendo mais. Dessa maneira, as ações tendem a aumentar sua cotação, fazendo com que haja valorização nas ações ou cotas.

De forma resumida, dependendo da sua estratégia, não importa se a rentabilidade vem através dos dividendos ou da valorização da companhia, o que importa é dinheiro no bolso!

Um caso simples que aconteceu nos últimos anos foi o caso da Magalu (Magazine Luiza) que apesar de estar passando por problemas agora em questão de preço das ações, nos últimos tempos, apesar de não distribuir muito dividendos, teve valorizações impressionantes nas suas ações.

Dessa maneira, aqueles investidores que tinham ações da Magalu, não obtiveram retorno por dividendos, mas sim pela valorização das ações.

Maiores pagadoras de dividendos

Segundo um estudo feita pela XP Investimentos, considerando aquelas empresas potenciais que podem pagar um dividend yield acima de 9,25% no ano, em 2022.

O termo dividend yield, como destacado anteriormente, é um indicador financeiro que mede o rendimento de uma ação, levando em consideração apenas o pagamento de dividendos. Dessa maneira, é calculado na forma de uma taxa que relaciona os proventos distribuídos pela empresa e o preço das ações negociadas pela bolsa de valores.

Isso porque os dividendos, como destacado diversas vezes ao longo do post, que representam uma parcela do lucro líquido das companhias. No entanto, voltando um pouco ao tema anterior, confira as ações que mais pagam dividendos em 2022, segundo a XP Investimentos.

  • PLPL3 | Plano & Plano;
  • BBAS3 | Banco do Brasil;
  • EGIE3 | Engle Brasil;
  • USIM5 | Usiminas;
  • BBDC3 | Bradesco.

O primeiro lugar, como a maior pagadora de dividendos e JCP (juros sobre capital próprio) é a Plano & Plano (PLPL3), com um DY de 13,8%. O indicador é o que mede o retorno médio dos proventos retornados no período em relação ao preço da ação.Dividendos o que significa

Em 2° lugar está o Banco do Brasil (BBAS3), que historicamente é uma companhia que distribui bastante dividendos. Além disso, o segmento de seguridade do Banco do Brasil (BBSE3) também tem um indicador DY interessante.

O que os economistas acham sobre os dividendos?

Os economistas Merton Miller e Franco Modigliani argumentaram que a política de dividendos de uma empresa é irrelevante e não tem efeito sobre o preço das ações de uma empresa ou seu custo de capital. Teoricamente, um acionista pode permanecer indiferente à política de dividendos de uma empresa.

Merton Miller

Franco Modigliani

No caso de altos pagamentos de dividendos, eles podem usar o dinheiro recebido para comprar mais ações. Reinvestir dividendos é muitas vezes uma escolha inteligente, embora nem sempre seja a melhor opção.

Por exemplo, no caso de pagamentos baixos, eles podem, em vez disso, vender algumas ações para obter o dinheiro necessário que precisam.

Em ambos os casos, a combinação do valor de um investimento na empresa e o dinheiro que eles possuem permanecerá o mesmo.

Além disso, Miller e Modigliani concluem assim que os dividendos são irrelevantes, e os investidores não devem se importar com a política de dividendos da empresa porque eles podem criar seus próprios retornos sinteticamente.

No entanto, na realidade, os dividendos permitem que o dinheiro seja disponibilizado aos acionistas, o que lhes dá a liberdade de obter mais utilidade dele.

Dessa maneira, podem investir em outra segurança financeira e colher maiores retornos ou gastar em lazer e outros utilitários. Além disso, custos como impostos, corretoras e ações indivisíveis tornam os dividendos uma utilidade considerável no mundo real.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vale (VALE3) está entre as melhores escolhas para dividendos

Márcia Alves

Grendene (GRND3) fará pagamento dividendos e JCP

Márcia Alves

Petrobras deve reduzir dividendos para investir em transição energética

Mateus Sousa

Itaúsa (ITSA4) pagará R$ 5,6 bilhões de dividendos e JCP

Mateus Sousa

Apesar de quedas, Vale segue sendo a “queridinha dos dividendos”

Leonardo Bruno

R$ 1,12 por ação: Itaú divulga dividendos para encher o seu bolso

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário