Guia do Investidor
O que sao fundos quantitativos
Educação financeira Fundos de Investimento Notícias

O que são fundos quantitativos?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Os fundos quantitativos é termo muito utilizado no mercado financeiro atual e o investidor deve conhecê-lo. Dessa forma, eles são mais minuciosos e requerem muito mais planejamento e análises detalhadas, vamos descobrir?

Assim, é importante que o investidor ou pessoa interessada em investimentos conheça o funcionamento dele. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar o que são os fundos quantitativos.

Definição de Fundos quantitativos

Basicamente os fundos quantitativos são tipos de fundos onde as decisões desse investimento são feitas através de análises. Desse modo, essas verificações são feitas pela matemática e também pelos algoritmos.

Assim, por não estarem sujeitos a todas as oscilações e decisões do mercado, os mesmos são considerados descorrelacionados. Ou seja, eles não tem relacionamento com os fundos multimercados que são mais comuns.

Pois, esses tipos de fundos tem o seu funcionamento sendo feito por Inteligência Artificial, gerando retornos aos cotistas. De fato, o grande objetivo deles é justamente resultar no lucro alto para o investidor.

Sem dúvida, eles são muito mais superiores aos cálculos e análises que são feitos pelos seres humanos. Nesse sentido, os sistemas são automatizados e conseguem captar oportunidades que podem passar despercebidas.

Por não sofrer muita variação ele consegue ser mais estável em momentos de maior turbulência e perdas na carteira. Entretanto, os mesmos apresentam certos riscos, mesmo sendo considerados menores as outras opções.

As escolhas do gestor geralmente são validadas e a estratégia utilizada é atrelada a um backtest. Pois, os ativos sempre apresentam alguma média de custo e eles irão retornar a essa média de custo.

Então os algoritmos são colocados nessas operações e fazem a análise da compra e da venda dessas ações. Ou seja, tudo é feito de forma automática e gera muito mais probabilidades de acertos.

Portanto, os fundos quantitativos são investimentos onde todo o processo de análise é feito através de algoritmos.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

A IA pode ser uma grande oportunidade no mercado financeiro

Márcia Alves

Chegou a hora de investir nas empresas de saúde

Márcia Alves

Cinco novas profissões que surgiram com a IA em 2024

Guia do Investidor

Nvídia (NVDA): IA vai levar a outro balanço acima das projeções?

Autor Convidado

Estimativa de alta da carteira de crédito em 2024 fica em 8,4%

Guia do Investidor

Quase 25% dos microempreendedores priorizam mais o valor do que juros

Guia do Investidor

Deixe seu comentário