Guia do Investidor
NFT Unsplash@metelevan 1
Bitcoin / Criptomoedas

O que são NFTs? Conheça aplicações além da arte

Volta e meia, nas rodas de conversa, você já deve ter ouvido falar dessa novidade, mas não faz a menor ideia sobre o que são . Ou até tem alguma noção, mas não entende com muita clareza para que elas servem e como podem ter aplicação no dia a dia.

Não é à toa que o Google destacou, na sua retrospectiva de 2021, as palavras-chave “NFT” e “Bitcoin” entre as principais buscas do ano.

Existem milhares de pessoas que, assim como você, estão interessadas em dar os primeiros passos nesse universo instigante da nova economia. Vamos começar?

NFT é a sigla, em inglês, para “non-fungible que, em tradução livre, significa: token não fungível.

Ficou na mesma? Para entender de uma vez por todas o que são NFTs é preciso, primeiro, conhecer os conceitos de bens ou ativos não fungíveis e tokens.

O que são bens ou ativos não fungíveis

Imagine algo único no mundo, irreprodutível em sua totalidade. Alguma coisa que, se for copiada, pode até ter semelhança com a original, mas não a ponto de substituí-la sem fazer diferença prática.

Coisas como uma camisa autografada com dedicatória pelo seu jogador de futebol favorito, uma joia deixada pela sua bisavó ou até mesmo o imóvel onde você passou a sua infância.

Todos estes exemplos descrevem bens ou ativos não fungíveis. Isso porque cada um deles é único e você não consegue juntar dois itens iguais de tal forma que utilizar um ou outro não faça diferença.

Leia mais  Axie Infinity: tudo sobre o jogo Blockchain, preço e como jogar

Uma camiseta autografada pelo Neymar não é igual a uma autografada pelo Pelé, por mais que sejam parecidas. Até mesmo duas camisetas autografadas pelo Pelé são distintas e provavelmente terão valores sentimentais e financeiros diferentes entre si.

Por isso dizemos que itens não fungíveis podem até ser vendidos mas, jamais, substituídos por algo igual e de mesmo valor. Sacou?

Voltando para o universo digital, uma skin de exclusiva, que pertence a um único usuário, pode ser descrita como um ativo não fungível.

Agora que você já sabe o que são bens ou ativos não fungíveis, ficou fácil identificar aqueles que são fungíveis, certo?

Uma nota de 10 dólares sem nenhum valor afetivo é algo fungível porque pode ser, facilmente, trocada por qualquer outra nota de 10 dólares, valendo exatamente a mesma coisa!

Para clarear as ideias, confira os exemplos abaixo:

Bens ou ativos não fungíveis

  • Físicos – Imóveis, quadros, esculturas, joias.
  • Digitais – Skins exclusivas de jogos  (únicas mesmo), o toque do seu celular com o seu filho falando “papai”.

Bens ou ativos fungíveis

  • Físicos – Cédulas de moeda fiduciária como Real, Dólar ou Euro (sem valor afetivo envolvido!)
  • Digitais como Bitcoin, ou Litecoin; Milhas aéreas.

O que são tokens?

A grande revolução por trás das NFTs está na forma como a autenticidade desses ativos digitais é comprovada, com a segurança da tecnologia blockchain. Assim, as informações registradas num token tornam-se invioláveis.

Os tokens servem para comprovar que determinado ativo pertence a uma pessoa, garantindo que o seu proprietário usufrua de todos os direitos atrelados àquele certificado.

Leia mais  Criptomoedas: conheça a base financeira do metaverso

Se numa festa privada o “passaporte” de entrada é possuir uma NFT de uma coleção específica, apenas os colecionadores desses tokens não fungíveis poderão ter acesso ao local.

Agora imagine que você tem em casa uma barra de ouro de 1kg e deseja vendê-la para uma pessoa de outro continente. Seria impossível enviar todo esse ouro em poucos minutos, certo?

Saiba que, hoje, é possível emitir um certificado de propriedade dessa barra de ouro e registrá-lo numa . A partir daí, você consegue vender o certificado de propriedade do ativo para qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, em poucos minutos.

Assim, a pessoa do outro lado do mundo passa a ser proprietária da barra de ouro sem que o metal precioso chegue, fisicamente, até ela.

Tudo isso soa como futurista demais? Pois é, estamos vendo uma revolução na economia acontecer numa velocidade inimaginável.

A tokenização de bens e ativos já é uma realidade e se aplica a diversos mercados. Continue comigo para conhecer mais aplicações das NFTs.

Entenda a tokenização de imóveis

Obras de arte, memes, músicas e até imóveis. Sim, pasme, até a sua casa pode virar uma NFT!

A lista de coisas que podem ser vendidas como tokens, sejam eles fungíveis ou não, é cada dia mais extensa e também impacta o mundo físico, a exemplo do .

Leia mais  O FMI está pedindo a El Salvador que não use bitcoin por "grandes riscos"associados à criptomoeda

Hoje, já existem empresas especializadas em tokenizar imóveis. Aqui no Brasil, esse mercado ainda está engatinhando, mas em países com a Suíça, a tokenização de imóveis já é uma realidade.

Em Zurique, um edifício inteiro foi comprado e tokenizado pela empresa de investimentos imobiliários BrickMarket.

A empresa realizou a emissão de tokens de criptomoedas lastreados em títulos, que representam uma espécie de “ações”, de propriedade no edifício.

Assim, caso a propriedade se valorize, as pessoas ou empresas que detém esses tokens poderão lucrar com a venda das suas “ações”, além de se beneficiar da receita de aluguel do edifício.

Por ser uma tecnologia muito nova, ainda não se sabe quão longe vai o uso das NFTs e da tokenização de ativos como soluções para a sociedade. Mas vamos juntos descobrir cada uma delas nessa imensa jornada de conhecimento!

Gostou do artigo? Então continue acompanhando a coluna do aqui no Guia do . Quinzenalmente, trazemos pra você conteúdos quentinhos sobre blockchain, criptomoedas e tudo o que faz parte da nova economia digital.

Autora: Marcela Maranhão, jornalista e coordenadora de Marketing no Zro Bank | LinkedIn.

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Mattel lançará coleção NFT em metaverso digital

Fernando Américo

Mercado Imobiliário: Multipropriedade é aposta para lazer e economia compartilhada em 2022

Guia do Investidor

Brasileiro sorteado pela Crypto Space Agency viajará ao espaço em 4 de junho

Guia do Investidor

Golpistas invadem contas no Twitter para roubar as populares NFTs e moedas digitais

Guia do Investidor

PlayDapp Coin: saiba tudo sobre o projeto

Gabriel Tavares

Do Bitcoin às moedas digitais de Banco Central: como a blockchain revoluciona o mercado financeiro

Zro Bank

Deixe seu comentário